Brin­que­dos or­ga­ni­za­dos

Malu - - Bem-estar -

Parte 1

• Or­ga­ni­zar os brin­que­dos é al­go que vai além da ne­ces­si­da­de dos adul­tos e da pra­ti­ci­da­de da ca­sa. Para a cri­an­ça, sig­ni­fi­ca or­ga­ni­za­ção men­tal, au­to­no­mia e res­pon­sa­bi­li­da­de.

• Fa­ça es­sa ati­vi­da­de jun­to com ela e dei­xe-a opi­nar nes­te mo­men­to. Afi­nal, os brin­que­dos são de­la, e o pro­ces­so in­te­lec­tu­al de es­ta­be­le­cer cri­té­ri­os e to­mar de­ci­sões fa­vo­re­ce­rá seu ra­ci­o­cí­nio ló­gi­co e apren­di­za­do em ge­ral.

• Ca­be a vo­cê ori­en­tá-la, con­du­zin­do seu pen­sa­men­to atra­vés de su­ges­tões ge­rais. Por is­so, em du­as edi­ções, tra­re­mos al­gu­mas di­cas de co­mo fa­zer.

1. Apro­vei­te a oca­sião para pro­por que a cri­an­ça es­co­lha o que ela não usa mais e des­ti­ne à do­a­ção.

2. Se­pa­re os brin­que­dos por ca­te­go­ri­as: bo­ne­cas, bo­ne­cos, car­ri­nhos e afins, pe­lú­ci­as, que­bra-ca­be­ças, es­pa­das, miu­de­zas etc.

3. Uti­li­ze cai­xas or­ga­ni­za­do­ras ou ces­tas para co­lo­car as ca­te­go­ri­as já se­pa­ra­das an­te­ri­or­men­te. Uti­li­ze tam­bém cai­xi­nhas me­no­res para as miu­de­zas.

4. Den­tre as miu­de­zas, é pos­sí­vel cri­ar sub­ca­te­go­ri­as por mo­de­los dos brin­que­dos: le­gos, bo­ne­qui­nhos e car­ri­nhos.

5. Uti­li­ze pra­te­lei­ras para os li­vros, de mo­do que fi­quem vi­sí­veis e em al­tu­ra ade­qua­da ao al­can­ce dos pe­que­nos.

Bia Mar­tins, da Bia Mar­tins Or­ga­ni­za­do­ra de La­res. bi­a­mar­tins.com.br

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.