Malu

Cuidados com as aftas

-

Por menores que sejam as aftas, o incômodo é certo quando elas aparecem. Porém, segundo o dentista Mario Groisman, “existem algumas medidas que podem ajudar na prevenção das aftas, como manter uma higiene bucal adequada, ir regularmen­te ao dentista, além do cuidado com a alimentaçã­o. É preciso que os alimentos ácidos sejam consumidos com moderação, como abacaxi, limão e condimenta­dos como ketchup e pimenta”.

Predisposi­ção

Qualquer pessoa pode ter afta, mas as mulheres têm mais chances de desenvolvê-la do que os homens devido aos fatores hormonais. Entretanto, quando as lesões aparecem, normalment­e são de pequeno diâmetro, não demandam tratamento e podem desaparece­r em até 15 dias. “Em casos que haja muita dor ou dificuldad­e de deglutição, bochechos e pomadas com analgésico­s podem ser usados. Já em casos mais graves, pode ser indicado a prescrição de anti-inflamatór­ios sis- têmicos ou medicament­os que reduzam a acidez estomacal”, explica o dentista.

Vai e volta

Mesmo depois de tratadas, as aftas podem aparecer novamente. Em algumas pessoas específica­s, principalm­ente as que apresentam baixa imunidade, podem apresentar sintomas mais graves. “Eventualme­nte, podem aparecer gânglios no pescoço (“ínguas”), cansaço e até febre. Nesses casos, o acompanham­ento de um profission­al é indispensá­vel”, finaliza Groisman.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil