Malu

É hora de voltar

Especialis­ta dá dicas de como se preparar para o fim da liçenca-maternidad­e

-

Nos dias de hoje, grande parte das mulheres exerce dois papeis: mãe e profission­al. Apesar de difícil, é possível conciliar essas duas tarefas. Mas o maior desafio é voltar ao trabalho após alguns meses se dedicando exclusivam­ente ao bebê.

Além de ser mãe

Para Aline Melo, psicóloga e neonatolog­ista do Grupo São Cristóvão Saúde, “é importante se lembrar do quanto você gosta do seu trabalho e do convívio com os colegas. É preciso se reconectar com outros papéis além do maternal e entender que todos podem coexistir”, explica. Conversar sempre com o bebê, falando sobre a necessidad­e da ausência, pode ajudar na preparação para o fim da licença-maternidad­e.

Nos primeiros dias

É comum a sensação de estar abandonand­o o bebê assim que a mãe abre a porta para ir ao trabalho. “Resistir ao chorinho de separação que o filho pode manifestar ao ver a mãe se afastando é um dos momentos mais complicado­s, mas essa situação é um processo adaptativo, e a cada dia será mais fácil, pois ao chegar em casa, a mãe verá que o bebê está bem, assim como ele também saberá que a mãe vai voltar para ele”, comenta Aline.

Hora da mamada

A amamentaçã­o no período de volta ao trabalho também é algo que deve começar a ser organiza- do previament­e. A Constituiç­ão Federal concede às mulheres que estão voltando de licença o período de até uma hora para as mamadas até que o bebê complete seis meses. Contudo é muito difícil conciliar os horários do bebê com os do trabalho. “Então, é importante extrair o leite ao longo do dia com bombinhas e armazená-lo na geladeira em vidro estéril e rotulado com informaçõe­s de data e hora. Refrigerad­o, a validade é de 12h, já congelado é de até 15 dias”, explica a especialis­ta.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil