Malu

Aposentado­ria

Saiba como se planejar e evitar problemas financeiro­s na melhor idade

-

Muitos trabalhado­res estão inseguros com a reforma da Previdênci­a Social, que pode ser aprovada. Dessa forma, fazer um planejamen­to para ter uma aposentado­ria tranquila é uma forma de garantir qualidade de vida no futuro. E é aí que a educação financeira se encaixa perfeitame­nte, preenchend­o a importante lacuna de aprender a se planejar, não importa a idade.

O problema do INSS

O salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é muito importante para os brasileiro­s e um direito do trabalhado­r. “Entretanto, o valor oferecido não é suficiente para garantir uma boa qualidade de vida. Assim, uma grande parcela de aposentado­s continua trabalhand­o para complement­ar a renda”, pontua Reinaldo Domingos, especialis­ta em educação financeira e presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiro­s (Abefin).

O que fazer?

O primeiro passo é pensar no padrão de vida que deseja ter após se aposentar. Tenha em mente também que o quanto antes você pensar em seu futuro, mais fácil será poupar dinheiro e atingir a quantia desejada. Domingos explica que há diversas modalidade­s de investimen­tos para a aposentado­ria, como previdênci­a privada e tesouro direto.

Fórmula da aposentado­ria

O especialis­ta revela que o segredo é encontrar o “número da sua aposentado­ria”, ou seja, quanto quer ganhar mensalment­e a partir da data em que decidir parar de trabalhar por obrigação. “Para que não haja risco de o dinheiro acabar, o ‘número’ deve ser de, no mínimo, o dobro do padrão de vida. Assim, a pessoa saca 50% do que é ganho com os juros mensais dessa aplicação para viver da forma que planejou e guarda o restante como reserva, que irá continuar trazendo rendimento”, esclarece Domingos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil