Lim­pe­za pro­fun­da

Malu - - COURO CABELUDO -

Pa­ra a mai­o­ria das pes­so­as, o cou­ro ca­be­lu­do não fi­gu­ra na lis­ta de prin­ci­pais cui­da­dos com a be­le­za. Po­rém, se­gun­do o der­ma­to­lo­gis­ta Jar­dis Vol­pe, is­so pre­ci­sa mu­dar: “A pe­le não aca­ba na tes­ta, mas as pes­so­as pa­re­cem não per­ce­ber que o cou­ro ca­be­lu­do tam­bém pre­ci­sa de aten­ção”, aler­ta.

Su­jei­ra acu­mu­la­da

“A prin­ci­pal pre­o­cu­pa­ção com o cou­ro ca­be­lu­do é o acú­mu­lo de re­sí­du­os em uma com­bi­na­ção de res­tos de pro­du­tos, po­lui­ção e tam­bém da pró­pria pe­le mor­ta. Is­so dá uma sen­sa­ção de ca­be­lo su­jo, in­de­pen­den­te­men­te do quan­to es­tá sen­do la­va­do”, afir­ma.

Tra­ta­men­to

Uma das prin­ci­pais in­di­ca­ções pa­ra is­so é a es­fo­li­a­ção do cou­ro ca­be­lu­do. In­di­ca­do pa­ra ca­be­los ole­o­sos, com que­da ou fi­os cres­pos, o procedimento po­de ser fei­to uma vez por se­ma­na com o ob­je­ti­vo de re­ti­rar cé­lu­las mor­tas e re­sí­du­os. Em ca­be­los se­cos, o mé­di­co ex­pli­ca que os grãos po­dem cau­sar ir­ri­ta­ção e até des­ca­ma­ção. “A es­fo­li­a­ção tam­bém aju­da a re­ti­rar gel, po­ma­da e mous­ses que fi­cam ade­ri­dos no cou­ro”, ex­pli­ca.

Pro­du­tos

De acor­do com o der­ma­to­lo­gis­ta, du­as subs­tân­ci­as mui­to uti­li­za­das são a se­men­te de apri­cot e o áci­do sa­li­cí­li­co. A apli­ca­ção de­ve ser fei­ta an­tes do xam­pu, em mo­vi­men­tos cir­cu­la­res com as pon­tas dos de­dos, sem dei­xar que che­gue ao lon­go dos fi­os. O ide­al é in­ves­tir em pro­du­tos es­pe­cí­fi­cos, mas es­fo­li­an­tes fa­ci­ais po­dem ser usa­dos em ca­be­los mais cur­tos ñ uma vez que em ma­dei­xas mais lon­gas se­rá mais di­fí­cil re­ti­rar as par­tí­cu­las es­fo­li­an­tes do ca­be­lo.

Be­ne­fí­ci­os

Ao pro­mo­ver uma fa­xi­na no cou­ro ca­be­lu­do, a es­fo­li­a­ção tam­bém es­ti­mu­la a cir­cu­la­ção e de­sobs­trui os po­ros. “Is­so fa­ci­li­ta o apor­te de nu­tri­en­tes no fo­lí­cu­lo pi­lo­so e dei­xa o ca­be­lo mais sau­dá­vel e for­ta­le­ci­do”, ex­pli­ca.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.