Malu

Milton Gonçalves

No ar em O Tempo Não Para, o ator fala sobre como é atuar numa trama com temática tão diferente!

-

Como você recebeu o convite para participar desse projeto?

“Nós, atores, buscamos a vida inteira por trabalhos que nos dão alegria e prazer em fazer. Claro, isso tem que estar ligado com o nosso salário e diversas outras coisas. Mas tem trabalhos que a gente faria até de graça! Com este personagem, eu fiquei pensando e me perguntava como eu iria fazer. Fazer um cara bonzinho é mole, mas não é isso que eu busco. E encontrei tudo isso neste projeto.”

É uma novela que valoriza o seu trabalho, certo?

“Isso é o que eu busco para minha vida, aos 84 anos de idade. Eu trabalho desde o seis anos e, desde esses tempos, eu luto para o meu engrandeci­mento e o da minha família. Com o correr do tempo eu fui aprendendo algumas coisas sobre a vida. As portas se abriram pra mim através de Egídio Eço, em São Paulo. Me chamaram para fazer teatro e acabei fazendo uma peça em que o ator principal faltava muito e eu sempre lia o texto dele. Um dia me chamaram para fazer o papel dele, que era um rei, pai de uma menina branca dos olhos azuis. Eu era pintado de branco a fazia.”

Como você avalia o Eliseu?

“Eliseu é um personagem lindo e maravilhos­o. Ele é um ser humano com respeito e amor pela pessoa que está ao lado. Na minha cabeça, o autor botou algo especial e ficou muito bacana.”

O que você tem a dizer sobre a questão racial que é discutida nas novelas?

“Eu não gosto de falar isso, mas é o que existe. A questão racial me incomoda muito: essa coisa de julgar alguém por ser branco ou menos branco, mais negro ou menos negro... Eu quero dar vida à um personagem e isso que é importa.”

Você é um exemplo de postura e boa educação. Como você se sente quanto te falam que você é uma inspiração para a nova geração?

“A coisa que mais me engrandece diante de Deus e dos orixás é descobrir que ser ator é uma coisa fantástica. Com esta profissão a gente faz amigos, desfaz preconceit­os e realiza coisas. Coisas que em outras situações jamais aconteceri­a.”

Qual é o Brasil de Milton Gonçalves?

“O Brasil do Milton Gonçalves deveria ser mais organizado, deveria haver mais respeito pelo povo. Eu conheço o país em todos os seus cantos. Nós temos tudo para ser um país onde ninguém passe fome. Isso está na minha cabeça, eu tenho certeza absoluta de que nós poderíamos fazer um país melhor para todos.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil