Malu

Saúde da voz

-

Nos dias mais frios, é muito comum aparecerem problemas vocais, como rouquidão, dores, falhas, pigarros e afonia. O que muita gente não sabe é que a alimentaçã­o também pode ser a vilã da voz.

Evite!

De acordo com a fonoaudiól­oga Jane Celeste, do Estúdio da Voz, bebidas muito geladas, café, balas e pastilhas mentoladas, sorvete, chocolates e até o leite podem ser pontos de partida para alguns problemas.

Outras causas

Jane explica, ainda, que choques térmicos e lugares fechados, comuns no período do frio, devem ser evitados, pois podem gerar uma irritação na garganta e originar uma gripe. “E também evite ficar ‘coçando’ a garganta com pigarros. Na contramão, o soro fisiológic­o e inalação podem ser ótimos para a voz”, aconselha.

Sinais

Os sintomas de problemas vocais incluem rouquidão, cansaço ao falar, dor ou ardor na garganta, pigarro constante ou falha na voz. “Se a pessoa tem uma rouquidão que dura mais de 15 dias e é associada a sintomas como fadiga, falha de voz, cansaço ao falar ou pigarro, pode ser um sinal de algum comprometi­mento”, completa a especialis­ta.

Cuidados

Além de evitar os alimentos citados, é importante ter outros cuidados diários, como manter a hidratação, não fumar e não fazer esforço ao falar.

Alimentos do bem

Segundo a nutricioni­sta ortomolecu­lar Ana Paula Santos, é preciso consumir maçã, salsão, romã, gengibre e frutas cítricas, além de beber chás de frutas, de flores, camomila, erva-doce.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil