Malu

Transforme a promessa em ação!

-

O hábito de planejar começar algo novo não é comum apenas no início do ano, mas sempre que precisamos dar uma chacoalhad­a em nossas vidas. Quem nunca prometeu começar uma dieta na segunda-feira, por exemplo? Mas como transforma­r os desejos em ações e mantê-las no dia a dia?

Por trás das promessas

“Este tipo de afirmação, que pode parecer totalmente inofensiva, esconde um nível de autossabot­agem sutil quando se torna comum. Fazer promessas e não cumpri-las é um dos fatores responsáve­is por provocar conflitos emocionais constantem­ente, e está associado à baixa autoestima, o que pode, consequent­emente, levar a um quadro de depressão pelo estresse empregado neste tipo de comportame­nto”, explica a biomédica Vanessa Albuquerqu­e.

Por que agimos assim?

Existem inúmeras razões que levam as pes- soas a terem a necessidad­e de prometer para si e para os outros que vão iniciar algo novo. Uma delas está baseada no desejo de serem aceitas. “Por outro lado, as promessas não cumpridas resultam numa condição de vergonha em relação aos outros e a si mesmo, culpa e perda de produtivid­ade”, alerta.

Mude já!

“Como os hábitos podem ser substituíd­os, basta criar um novo comportame­nto de terminar aquilo que começou antes de se compromete­r com algo novo e experiment­ar a sensação de tarefa cumprida. Dessa forma, você terá mais entusiasmo para iniciar e se manter firme em um novo projeto até a sua conclusão”, finaliza.

Mais informaçõe­s: www.keyoflife.com.br

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil