Malu

Monte seu terrário

As suculentas são fáceis de cuidar e vão dar mais alegria aos ambientes

-

Práticos, versáteis e bonitos, os terrários são uma ótima opção para dar um toque especial na decoração de qualquer ambiente, além de serem ideais para quem gosta de plantas mas não tem muito espaço ou tempo disponível. Pensando nisso, os profission­ais da Esalflores prepararam um passo a passo de como montar um terrário de suculentas em casa.

Passo a passo

• O processo de montagem é simples e exige um recipiente de vidro com ao menos uma face translúcid­a, areia de rio sem sal, granilha de cores diversas, casca de árvore, terra vegetal, pedras decorativa­s e mudas energizada­s, além de um borrifador de água e uma colher ou pá pequena.

• “O primeiro passo é colocar uma camada de granilha para a drenagem, podendo misturar as cores para decorar. Em seguida, deve-se colocar uma camada de areia de rio para firmar a granilha e garantir a areação das raízes. Depois disso, é o momento de adicionar a terra ou substrato para receber as suculentas, espalhando-os em pequenos montes e pressionan­do para formar uma camada inclinada ou irregular”, explica Bruno José Esperança, diretor geral da Esalflores.

• Finalizada a montagem da camada, é hora de plantar as mudas de suculentas. O ideal é abrir um buraco do tamanho da raiz da muda com o auxílio de uma colher ou pá pequena, posicionan­do as raízes com cuidado.

• “O acabamento pode ser feito com a casca de árvore, pedras decorativa­s ou outros materiais de preferênci­a. Para finalizar deve-se usar o borrifador para retirar o material que ficou grudado nas mudas e umedecer a terra.

• Com o terrário pronto, basta escolher um local iluminado e regar semanalmen­te com um borrifador diretament­e na terra”, completa o especialis­ta.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil