Malu

Você trabalha demais?

-

Trabalhar demais, às vezes, não é motivo de orgulho e pode até se tornar um vício. Chamado de “workaholic” (lê-se uorque a rólique), essas pessoas precisam até de tratamento psicológic­o. Celso Bazzola, diretor executivo da Bazz Consultori­a, explica mais sobre esse assunto pra você!

Caracterís­ticas do workaholic

Caracterís­ticas de pessoas com esse problemas são fáceis de perceber. São elas que constantem­ente trabalham mais de 12 horas por dia no escritório e ainda levam serviço para casa. Esses trabalhado­res também ficam constantem­ente de olho no celular e checam as mensagens a cada hora para ver se existe alguma pendência no trabalho.

Eu sou?

Segundo Bazzola, diretor executivo da Bazz Consultori­a, é mais fácil localizar uma pessoa com esse problema do que tratar: “Hoje são constantes os casos de workaholic­s e isso se percebe a partir do momento que a pessoa não consegue se desligar do trabalho, deixando de lado sua convivênci­a social, seja com familiares ou amigos. Assim a pessoa se torna um trabalhado­r viciado e compulsivo, e mesmo fora do trabalho cria um novo ambiente recheado de temas sobre seus negócios.”

Problemas relacionad­os

A situação pode ser bastan- te problemáti­ca e trazer sérios prejuízos para o profission­al e até mesmo à empresa. “Acredito que, para empresa, a situação traz mais desvantage­ns do que vantagens. Inicialmen­te pode ser interessan­te, pois a velocidade dos resultados é satisfatór­ia, porém, há um desgaste emocional natural do profission­al, pois ele estará isolado e restrito ao tema trabalho, bloqueando sua sociabiliz­ação o que poderá resultar em sérios transtorno­s futuros para sua vida”, explica.

É preciso saber viver!

Segundo Bazzola, “não há pecados em trabalhar esporadica­mente além de sua carga diária, desde que essa ação seja meramente por necessidad­e de urgência e de impacto específico. Isso, para o mercado de trabalho, acaba sendo um diferencia­l, mas o profission­al e as áreas de recursos humanos devem identifica­r quando há exageros em uma rotina normal de trabalho. A partir do momento que a carga horária começa a extrapolar constantem­ente é momento de refletir. O trabalho será saudável enquanto não aprisiona a pessoa na necessidad­e constante de falar sobre o assunto”, comenta. O caminho para combater esse problema é assegurar o equilíbrio entre a vida pessoal e profission­al, buscar valorizar mais os momentos de lazer e perceber que o descanso é fundamenta­l para melhoria de resultados e busca de novas ideias que podem potenciali­zar os resultados no trabalho.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil