Malu

Crianças na internet

Como deixar a web mais segura para os pequenos

- Texto Flávia Magalhães/Colaborado­ra

Oacesso à internet por crianças e adolescent­es cresceu quatro vezes nos últimos cinco anos, de acordo com pesquisas do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Isso faz com que eles encontrem mais informaçõe­s e conhecimen­to, além de entrar em contato com diferentes partes do mundo. Por outro lado, há muita coisa perigosa que se esconde na internet. Saiba como ajudar!

De olho nos rastros

“É necessário conhecer o site, o aplicativo e a tecnologia que está sendo usada. Saber como navegar na internet, com quem a criança pode e com quem não pode se relacionar. É ingenuidad­e acreditar que uma criança sabe manusear a tecnologia e já tem maturidade suficiente para saber o que fazer com ela”, afirma Talita Moretto, gerente de tecnologia educaciona­l do Colégio Sepam e especialis­ta em educação e tecnologia­s digitais.

Ajuda da escola

Cada vez mais os colégios estão unindo à educação aos computador­es e tablets. Porém, Talita alerta que os dispositiv­os utilizados em sala de aula precisam de planejamen­to. “Não é necessário que os alunos utilizem o celular em sala de aula o tempo todo para falar com eles sobre segurança digital, para sugerir aplicativo­s úteis e para ensinar sobre navegação segura”, assinala a profission­al.

Uso consciente

Talita dá algumas dicas para o uso seguro da internet:

• Diálogo: “Os filhos entendem o que é supervisão e o que é invasão. Orientar o filho não é tirar sua privacidad­e, sua autonomia, mas sim ajudá-lo a usufruir dessa liberdade de forma que não cause danos a ele próprio”, esclarece Talita.

• Adotar aplicativo­s de monitorame­nto: o Google Family Link é um exemplo. Ele permite que os pais gerenciem os aplicativo­s que o filho pode ou não instalar, bloquear ou ocultar aplicativo­s específico­s e monitorar o tempo de uso definindo limites diários em horas de acesso.

• Evitar a superexpos­ição: pais devem evitar a publicação em excesso de fotos das crianças, principalm­ente com roupa de banho ou sem roupa e com o uniforme da escola. Fotos de viagens da família, de bens materiais e da residência também devem ser evitadas. Não faça check-in em todos os locais que frequenta, pois revela informaçõe­s da rotina da família.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil