Malu

Reciclagem caseira

Aprenda a construir uma composteir­a para reaproveit­ar o lixo orgânico e cuidar do meio ambiente!

- Texto Flávia Magalhães/Colaborado­ra

Reduzir o lixo da cozinha, ter um adubo maravilhos­o, fácil e sempre à mão, manter uma horta superbonit­a: isso é compostage­m. Quer aprender a fazer? Cristal Muniz, blogueira e autora do livro Uma vida sem lixo, pela Editora Alaúde, ensina o passo a passo de duas composteir­as para você ter uma vida com menos lixo!

Como fazer

Para apartament­o

1. Você vai precisar de três caixas plásticas opacas do mesmo tamanho e com furos no fundo. No andar do topo, coloque o lixo orgânico até completar todo o espaço e cubra-o com serragem ou folhas secas. Deixe-o de repouso por um mês. 2. Enquanto o primeiro andar descansa, coloque-o no meio e encha a segunda caixa, que agora ficará no topo. Esses dois andares são onde acontece a compostage­m do material. 3. O terceiro andar é o que recolhe o líquido que escorre (chamado de chorume). Ele deve ter uma torneira para facilitar a retirada do chorume. No final desses dois meses, o material que sobra é um húmus parecido com terra, muito nutritivo para as plantas. Para casa

1. Faça um buraco na terra de meio metro quadrado e 30cm de profundida­de. Se a família for grande (mais de três pessoas), você pode dobrar o tamanho. 2. Para ajudar a segurar as paredes de terra, coloque tábuas nas laterais ou uma caixa sem fundo.

3. Coloque o material orgânico (cascas, peles, talos, etc) sem espalhar muito. Vá concentran­do o material em um cantinho até preencher o espaço. Sempre cubra muito bem com folhas secas ou serragem. 4. Se bater muito sol ou se o clima de sua região for muito quente, regue a composteir­a de vez em quando para que a mistura não esquente ou seque. 5. A cada 15 dias, dê uma revirada em todo o material para ajudar a aerar e facilitar a decomposiç­ão. 6. Aos poucos, as sobras de alimento vão se transforma­r em uma terra bem escura, com cheiro de terra molhada.

Uso da terra e do chorume

A terra fértil, que sobra no fim do processo, é colocada em plantas e hortas. Já chorume é usado como biofertili­zante. Dilua uma parte do líquido em dez partes de água e use essa mistura para regar as plantas uma vez por semana.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil