Tra­ta­men­to ca­pi­lar

Malu - - Entenda a diferença -

Para man­ter seus ca­be­los sem­pre bo­ni­tos é im­por­tan­te vo­cê ter um cro­no­gra­ma ca­pi­lar, que é co­mo uma agenda para seus fi­os. O ob­je­ti­vo é repor os nu­tri­en­tes que nor­mal­men­te per­de­mos no dia a dia. O pro­ces­so é com­pos­to de três tra­ta­men­tos: hi­dra­ta­ção, nu­tri­ção e re­cons­tru­ção. Ape­sar de pa­re­ce­rem iguais e a con­fu­são ser pra­ti­ca­men­te ine­vi­tá­vel, é im­por­tan­te saber que ca­da um de­sem­pe­nha um papel di­fe­ren­te na re­po­si­ção de com­po­nen­tes ne­ces­sá­ri­os para o ca­be­lo. O hairsty­list Fe­li­pe Gui­ma­rães ex­pli­ca pra vo­cê não se con­fun­dir mais.

• A hi­dra­ta­ção tem por função repor água e tra­zer a umi­da­de dos fi­os, pro­por­ci­o­nan­do ma­ci­ez e su­a­vi­da­de para os ca­be­los. Al­guns dos ati­vos que po­ten­ci­a­li­zam a hi­dra­ta­ção são: ex­tra­tos ve­ge­tais de plan­tas e fru­tas, vi­ta­mi­nas, ba­bo­sa (aloe vera), pan­te­nol e si­li­co­nes. In­de­pen­den­te da fi­na­li­da­de, to­das as más­ca­ras são hi­dra­tan­tes. No ge­ral, é de hi­dra­ta­ção que os ca­be­los mais pre­ci­sam.

• A nu­tri­ção é fei­ta para repor a gor­du­ra e a ole­o­si­da­de dos fi­os. O pro­ces­so se­la as cu­tí­cu­las, man­ten­do a hi­dra­ta­ção, pre­vi­ne o apa­re­ci­men­to de pon­tas du­plas e di­mi­nui o frizz do ca­be­lo. Os prin­ci­pais ati­vos nu­tri­ti­vos são os óle­os ve­ge­tais (co­co, ar­gan e ma­ca­dâ­mia) e as man­tei­gas ve­ge­tais (ka­ri­té, mo­noi e ca­cau). A nu­tri­ção po­de ser re­a­li­za­da com más­ca­ras es­pe­ci­fi­cas des­ses prin­cí­pi­os ati­vos.

• Fa­ze­mos a re­cons­tru­ção ca­pi­lar qu­an­do pre­ten­de­mos

repor a mas­sa e a que­ra­ti­na dos fi­os. Es­se mé­to­do é in­di­ca­do para que abu­sa dos pro­ces­sos quí­mi­cos co­mo ali­sa­men­tos, co­lo­ra­ções, des­co­lo­ra­ções. O que aca­ba de­ses­tru­tu­ran­do as nos­sas fi­bras ca­pi­la­res. Com a re­po­si­ção des­sa mas­sa, re­ge­ne­ra­mos as fi­bras de que­ra­ti­na pre­sen­tes na par­te interna dos fi­os, tor­nan­do-os mais for­tes e re­sis­ten­tes aos danos ex­ter­nos. Os prin­ci­pais com­po­nen­tes en­con­tra­dos em pro­du­tos re­cons­tru­to­res são que­ra­ti­na, ar­gi­ni­na e cis­teí­na.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.