Fal­sos sau­dá­veis

Malu - - É possível! -

Para ob­ter su­ces­so na per­da de pe­so, di­e­ta ba­lan­ce­a­da e ati­vi­da­des físicas são os prin­ci­pais passos. Nes­te ce­ná­rio, é co­mum op­tar por pro­du­tos que pas­sam a imagem de fit, po­rém boa par­te des­ses ali­men­tos não tra­zem tan­tos be­ne­fí­ci­os para a saúde quan­to apa­ren­tam. Io­ne Leandro, nu­tri­ci­o­nis­ta da Ono­de­ra Es­té­ti­ca, ex­pli­ca quais são eles.

Bar­ra de ce­re­ais: ape­sar de ser op­ção de lan­che rá­pi­do, as bar­ri­nhas não de­vem ser in­ge­ri­das à vontade. “As op­ções in­dus­tri­a­li­za­das con­têm alto te­or de açú­car, e al­gu­mas são pro­du­zi­das com cho­co­la­te e ce­re­ais de alto ín­di­ce gli­cê­mi­co, co­mo flo­cos de mi­lho e ar­roz”, ex­pli­ca.

Fru­tas se­cas e ole­a­gi­no­sas: a in­ges­tão des­ses ali­men­tos aju­da a cui­dar da saúde do co­ra­ção, pre­ve­nir o en­ve­lhe­ci­men­to pre­co­ce e au­xi­li­ar na per­da de pe­so, mas o con­su­mo exa­ge­ra­do po­de cau­sar efei­to re­ver­so e acu­mu­lar gor­du­ra. “O ide­al é con­su­mir

30g por dia, o equi­va­len­te a uma cas­ta­nha-do-pa­rá, du­as de ca­ju, cinco amên­do­as, me­ta­de de uma noz e uma cas­ta­nha, por exemplo”, ori­en­ta.

Cho­co­la­te di­et: mui­ta gen­te acha que as op­ções di­ets aju­dam na di­e­ta, mas es­ses pro­du­tos são in­di­ca­dos para pes­so­as que tem res­tri­ção no con­su­mo de açú­car e, ge­ral­men­te, pos­su­em mai­or quan­ti­da­de de gor­du­ras, sen­do mais ca­ló­ri­cos.

Gra­no­la: mis­tu­ra de fru­tas se­cas, grãos, ce­re­ais e cas­ta­nhas, a gra­no­la pro­mo­ve ener­gia e aju­da no fun­ci­o­na­men­to do in­tes­ti­no, po­rém é um ali­men­to ca­ló­ri­co. “Pre­fi­ra co­mer no ca­fé da ma­nhã, com uma mé­dia de 25g por dia”, ex­pli­ca.

Ge­la­ti­na: con­si­de­ra­da uma op­ção de sau­dá­vel de so­bre­me­sa, as ge­la­ti­nas não pos­su­em mui­tas ca­lo­ri­as e são fon­tes de co­lá­ge­no. Mas é ne­ces­sá­rio con­su­mir com cau­te­la, pois o ali­men­to con­tém ní­veis de açú­car, aro­ma­ti­zan­tes e co­ran­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.