Mi­tos e ver­da­des so­bre o den­te do si­so

Malu - - Bem-estar -

In­de­pen­den­te­men­te da for­ma co­mo é cha­ma­do, den­te do si­so, den­te do juí­zo ou ter­cei­ro mo­lar, o úl­ti­mo den­te a sair da gen­gi­va ge­ra di­ver­sas dú­vi­das so­bre seu cres­ci­men­to e ex­tra­ção. Por is­so, Re­na­ta Maia, den­tis­ta do Hap­vi­da Saú­de, res­pon­de quais os mi­tos e ver­da­des que po­dem sur­gir na ca­be­ça de ado­les­cen­tes e de jo­vens, além de mos­trar que não exis­tem mo­ti­vos pa­ra gran­des pre­o­cu­pa­ções.

Quem já ex­traiu um si­so pre­ci­sa ti­rar to­dos os ou­tros. Mi­to: nem sem­pre é pre­ci­so ex­trair to­dos os si­sos. A re­mo­ção de­ve acon­te­cer quan­do o den­te se en­con­tra na re­gião que não vai ocor­rer a erup­ção ou quan­do não há espaço.

O si­so sem­pre cau­sa dor quan­do es­tá nas­cen­do. Mi­to: se ti­ver nu­ma área fa­vo­rá­vel e que te­nha espaço pa­ra nas­cer, não vai cau­sar dor ao pa­ci­en­te.

É pos­sí­vel nun­ca nas­cer os si­sos ou ape­nas nas­cer al­guns.

Ver­da­de: po­de acon­te­cer de o in­di­ví­duo não ter os ger­mes dos den­tes, que fa­zem par­te da es­tru­tu­ra den­tá­ria, ou o si­so es­tar nu­ma dis­po­si­ção que im­pos­si­bi­li­te a sua erup­ção. To­do mun­do que tem den­te do si­so pre­ci­sa ti­rá-lo. Mi­to: se a pes­soa tem espaço su­fi­ci­en­te não se­rá ne­ces­sá­ria sua re­ti­ra­da.

É pos­sí­vel sa­ber an­tes mes­mo do den­te do si­so nas­cer se a pes­soa vai tê-lo? Ver­da­de: atra­vés de ra­di­o­gra­fi­as sa­be-se se a pes­soa pos­sui ou não os ger­mes dos den­tes e se es­tá no lu­gar fa­vo­rá­vel pa­ra o sur­gi­men­to.

O den­te do si­so de­ve ser re­ti­ra­do na ado­les­cên­cia. Mi­to: po­rém, qu­an­to an­tes pu­der ser re­ti­ra­do me­lhor, já que a raiz não es­tá com­ple­ta­men­te for­ma­da e po­de-se evi­tar fu­tu­ras com­pli­ca­ções.

De­pois de re­ti­rar o den­te do si­so é pre­ci­so fa­zer re­pou­so.

Ver­da­de: de­pen­den­do da po­si­ção do den­te e do trau­ma ci­rúr­gi­co, uns pre­ci­sam fi­car mais tem­po e ou­tros me­nos tem­po de re­pou­so.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.