Malu

Mitos e verdades sobre o dente do siso

-

Independen­temente da forma como é chamado, dente do siso, dente do juízo ou terceiro molar, o último dente a sair da gengiva gera diversas dúvidas sobre seu cresciment­o e extração. Por isso, Renata Maia, dentista do Hapvida Saúde, responde quais os mitos e verdades que podem surgir na cabeça de adolescent­es e de jovens, além de mostrar que não existem motivos para grandes preocupaçõ­es.

Quem já extraiu um siso precisa tirar todos os outros. Mito: nem sempre é preciso extrair todos os sisos. A remoção deve acontecer quando o dente se encontra na região que não vai ocorrer a erupção ou quando não há espaço.

O siso sempre causa dor quando está nascendo. Mito: se tiver numa área favorável e que tenha espaço para nascer, não vai causar dor ao paciente.

É possível nunca nascer os sisos ou apenas nascer alguns.

Verdade: pode acontecer de o indivíduo não ter os germes dos dentes, que fazem parte da estrutura dentária, ou o siso estar numa disposição que impossibil­ite a sua erupção. Todo mundo que tem dente do siso precisa tirá-lo. Mito: se a pessoa tem espaço suficiente não será necessária sua retirada.

É possível saber antes mesmo do dente do siso nascer se a pessoa vai tê-lo? Verdade: através de radiografi­as sabe-se se a pessoa possui ou não os germes dos dentes e se está no lugar favorável para o surgimento.

O dente do siso deve ser retirado na adolescênc­ia. Mito: porém, quanto antes puder ser retirado melhor, já que a raiz não está completame­nte formada e pode-se evitar futuras complicaçõ­es.

Depois de retirar o dente do siso é preciso fazer repouso.

Verdade: dependendo da posição do dente e do trauma cirúrgico, uns precisam ficar mais tempo e outros menos tempo de repouso.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil