Malu

“Não aguento minha sogra!”

Como acabar com os conflitos e viver em harmonia em família!

-

Arelação com a sogra ainda é um problema para 26% dos entrevista­dos que participar­am de uma pesquisa realizada pelo Instituto do Casal em junho de 2018. Já outra pesquisa feita pela Universida­de de Cambridge, nos Estados Unidos, mostra que três em cada quatro casais experiment­am conflitos entre sogras e noras. Se a sua relação com a mãe do seu parceiro é complicada, veja como trazer a paz de volta ao ambiente doméstico!

Sogra intrusa

Segundo as psicólogas Marinas Simas de Lima e Denise Miranda de Figueiredo, terapeutas de casal e família e cofundador­as do Instituto do Casal, as queixas mais comuns estão ligadas à interferên­cia da família de origem, em especial da sogra, em assuntos que só dizem respeito ao casal. “O parceiro, em especial, fica no meio do fogo cruzado entre a esposa e a mãe. E, muitas vezes, se vê obrigado a escolher um lado. Não é o que deveria acontecer, mas em algumas situações podemos precisar fazer essas escolhas para construir a vida a dois”, comenta Denise.

Nora não é inimiga!

A sogra pode ver a nora como uma rival que nunca irá cuidar do filho tão bem quanto ela ou ainda considerar que a nora não está educando ou criando os netos como ela faria, por exemplo. “Há também muitos problemas quando os sogros querem impor suas opiniões nas questões financeira­s. Em outros casos, os sogros não respeitam a dinâmica do casal e tendem a querer manter o papel de autoridade ou podem pressionar o casal a seguir o mesmo modelo, os mesmos valores ou normas da família de origem”, cita Marina.

Equilíbrio

Os conflitos com a família de origem, quando não resolvidos, podem afetar o casamento e as relação familiares. “Um certo grau de distanciam­ento é importante para que o casal possa construir sua identidade conjugal e assumir novos papéis, vivendo como casal e não mais como filho ou filha. Mas afastar-se não significa não visitar mais, não falar mais ou viver em conflito”, comentam as terapeutas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil