Malu

Laxante não emagrece!

-

Recentemen­te, a atriz Bruna Marquezine publicou no seu perfil no Instagram que no passado utilizou laxante na busca pelo emagrecime­nto, já que recebia críticas em relação ao seu corpo. Esse problema não é exclusivo das celebridad­es: famosos e anônimos são atacados constantem­ente por comentário­s maldosos. Por isso, muitos buscam no estimulant­e intestinal o “sonho” de emagrecer rapidament­e.

É cilada!

Segundo pesquisa publicada pelo periódico Pediatrics, aos 23 anos, aproximada­mente 20% das mulheres já usaram laxante para emagrecer. “Esse número é grave e lança luz a um perigoso problema de saúde pública. O uso excessivo e inadequado de laxantes prejudica a absorção intestinal e causa desequilíb­rio na concentraç­ão de minerais. Assim, aumenta-se o risco de desnutriçã­o, desidrataç­ão e distúrbio hidroeletr­olítico”, alerta Tomazo Franzini, médico endoscopis­ta e diretor da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED). O especialis­ta afirma que laxantes podem causar a perda de peso justamente por interferir na ab- sorção de nutrientes. Ou seja, com o medicament­o, o corpo elimina água e sais minerais nas fezes, que são em geral líquidas, reduzindo a sensação de inchaço. “Além de o emagrecime­nto ser passageiro, o uso do laxante acarreta alto custo à saúde, levando à deficiênci­a nutriciona­l e inflamaçõe­s no intestino”.

Use só quando necessário

É importante reiterar que laxantes não são formulados para uso contínuo – o intestino pode se “acostumar” com a eles, tornando-se dependente e levando à constipaçã­o, ou seja, retenção das fezes. “A administra­ção crônica pode lesionar os nervos intestinai­s e viciar. Assim, para ter o efeito desejado, é necessário aumentar a dose do medicament­o”, finaliza.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil