Malu

Vá em frente!

Como superar o fim de uma relação de maneira saudável

-

Passar pelo término de uma relação nunca é fácil. Por mais que sejam amigáveis, os rompimento­s sempre causam algum sofrimento. Claro que nada disso é para sempre, mas, para algumas pessoas, superar um relacionam­ento que chegou ao fim pode ser muito mais difícil.

“Nova vida, novo eu!”

Assim que há um rompimento, a primeira atitude da maioria é fazer uma tranformaç­ão. Segundo a psicóloga Livia Marques, esse tipo de conduta funciona como um “desapego” da imagem ou personalid­ade que se tinha durante o relacionam­ento. Mas, na verdade, a modificaçã­o tem que ser maior. “Em muitos relacionam­entos, os casais acabam pegando um pouco da personalid­ade de cada um dos parceiros. Nesse caso, é bom verificar aquilo que ficou. O que for benéfico você mantém, e o que não for, você descarta”, recomenda Livia.

Há estratégia?

A psicóloga comenta que uma boa opção para tirar um ex-amor dos seus pensamento­s é dar atenção total a si mesma. Foque em seus projetos profission­ais, melhore a autoestima, faça aquela viagem que sonha há tempos: aja por você!

Amigo, estou aqui!

Os amigos sabem como é a dor um do outro, sentem mais empatia e se amam. Sendo assim, o respeito é fundamenta­l. Desabafe, chore, libere todo o estresse com eles. Mas se as coisas estiverem muito difíceis, o ideal é procurar ajuda profission­al.

Partindo pra outra

Alguns acham válido começar outro namoro logo de cara. Outros preferem esperar até ter a certeza de que tudo está bem no campo sentimenta­l. Segundo Livia, as duas atitudes podem estar corretas, afinal, não dá pra saber quem será o próximo amor da sua vida. “Pode ser que você conheça um novo amor em anos. Pode ser que esse amor seja alguém que você conheceu há uma semana. Está tudo certo. O importante é perceber se você está pronta para se relacionar novamente e se sentir bem consigo mesma e com o outro. Só assim você será capaz de entender se pode dar certo ou não”, diz.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil