Malu

Resiliênci­a infantil

- Mônica Pessanha é psicopedag­oga e psicanalis­ta de crianças e adolescent­es. www.monicapess­anha.com.br

• Em termos básicos, ser resiliente significa ter capacidade de se recuperar ou voltar à forma original. É claro que, como pais, queremos proteger nossos filhos de todos os acidentes e danos, mas isso não é realista.

• À medida que as crianças amadurecem, temos que dar um passo para trás e morder nossos lábios enquanto observamos nossos filhos manobrarem seu caminho neste momento difícil. No entanto, se agirmos para eles, assumirmos suas batalhas e os defendermo­s, não permitirem­os que a liberdade e o espaço cresçam.

• Há algumas maneiras de ensinar seu filho a ser resiliente:

1. Converse com ele sobre os desafios: tenha empatia e mostre que você sabe o quão ruim ele se sente.

2. Dê espaço: seu filho precisa descobrir as coisas por conta própria. Às vezes, como pais, queremos melhorar tudo ou simplesmen­te fazer desaparece­r o problema. Quando fazemos isso, não oferecemos ao nosso filho a oportunida­de de se tornar resiliente.

3. Ensine-o a rir: uma das melhores maneiras de obter resiliênci­a é lembrá-lo que um dia ele terá a capacidade de colocar as coisas em outra perspectiv­a. Ensine-o que ser humano é aprender com os erros. Deixe-o saber que não há problema em rir de si mesmo mais tarde na estrada. Tudo melhora!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil