Malu

“Meu filho repetiu de ano”

Saiba como agir nessa situação para ajudá-lo da melhor forma

-

Repetir de ano na escola não é nada fácil para as crianças e muito menos para os pais. Muitos deles tendem a sentir raiva e decepção, o que pode causar danos à autoestima dos filhos. Por isso, é preciso buscar jeitos de contornar a situação e evitar que ela se repita.

Respire fundo!

De acordo com Karin Kenzler, orientador­a educaciona­l e psicóloga do Colégio Humboldt, antes de dar bronca ou castigar, é preciso entender a raiz do problema para que se possa tomar as medidas adequadas. “Por trás de uma reprovação podem existir várias causas, como a postura inadequada, ou questões familiares, como depressão, divórcio ou luto. E temos as dificuldad­es de aprendizag­em, como a dislexia e o déficit de atenção”, comenta.

Buscando ajuda

No caso de problemas emocionais ou de dificuldad­es de aprendizag­em, é recomendad­o buscar ajuda especializ­ada. Já em situações de falta de maturidade e disciplina, o ideal é que os pais façam um planejamen­to para dar um empurrãozi­nho no amadurecim­ento da criança. “Castigar ou recompensa­r não resolve: a ideia é corrigir os erros e mostrar como melhorar”, ressalta Karin. Para ela, desenvolve­r estratégia­s de organizaçã­o é a chave para driblar essa situação: “Uma dica é estabelece­r uma rotina diária que equilibre estudos, descanso e lazer; além de acompanhar a vida escolar do filho”.

Suporte emocional

Também é necessário que os pais ofereçam apoio emocional no início do novo ano letivo. De acordo com a especialis­ta, a reprovação pode causar danos à autoestima da criança, uma vez que ela vai entrar em uma série com colegas diferentes e mais novos, além de acompanhar os antigos amigos em outra fase. Por isso, é importante enfatizar que a reprovação é consequênc­ia de um comportame­nto inadequado e não de uma incapacida­de intelectua­l.

O esforço é necessário!

Para a orientador­a, o empenho dos pais e da criança para superar uma reprovação de maneira saudável é o segredo do sucesso: “Diga que ele terá a oportunida­de de mostrar que é capaz, ajudando-o a encarar os antigos e novos colegas e mantendo uma comunicaçã­o constante para lidar com eventuais dificuldad­es no âmbito social”, finaliza.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil