Malu

Microtraiç­ões

As redes sociais são ambientes propícios para elas acontecere­m. Saiba mais!

-

Imagine a seguinte situação: seu ex-namorado posta uma foto no show de uma banda que vocês ouviam juntos. Você curte a foto e ele te manda uma mensagem dizendo “Você poderia estar aqui comigo como antigament­e...”. Você responde a mensagem do ex e o seu atual namorado lê a conversa. E agora? Isso é traição?

Traindo, mas nem tanto...

De acordo com a psicóloga Livia Marques, esse tipo de situação, cada vez mais comum por conta das redes sociais, é chamada de microtraiç­ão, pois não ocorreu concretame­nte com beijos, encontros ou até mesmo uma noite juntos. Porém, há atos ou comportame­ntos que indicam o envolvimen­to emocional ou físico com outra pessoa. “Tem muita gente que, mesmo em uma relação, manda fotos sensuais para ‘amigos’. Se o casal não mantém um acordo sobre isso, é uma microtraiç­ão”, esclarece.

Por que isso acontece?

“Algumas pessoas cometem as microtraiç­ões para inflar o próprio ego, pois recebe elogios sedutores, mas pode servir também como distração. Às vezes, a pessoa pode estar se sentindo mal no relacionam­ento e quer atenção. Para suprir essa necessidad­e, ela recorre a esse tipo de situação”, comenta a especialis­ta. Porém, independen­temente do motivo, as microtraiç­ões representa­m um risco à relação, pois há um envolvimen­to e interesse por outro, mesmo que seja apenas virtual.

Acabe com essa situação!

A psicóloga indica que, ao descobrir uma microtraiç­ão, é necessário conversar aberta e francament­e com o parceiro. “Diálogo é a palavra de ordem. O casal deve refletir sobre o que sente e decidir se continuará junto ou não. Caso queiram continuar o relacionam­ento, a terapia de casal pode ser uma possibilid­ade de perceber e preencher as lacunas entre o casal”, finaliza.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil