Fei­ra con­tra o es­tres­se

Malu - - Bem-estar - Mais in­for­ma­ções: ono­de­ra.com.br

É is­so mes­mo! Uma das prin­ci­pais for­mas de evi­tar – e até tra­tar – o es­tres­se é com a ali­men­ta­ção na­tu­ral. Cer­ca de 70% da po­pu­la­ção bra­si­lei­ra so­fre com es­se mal e não se cui­da, sem sa­ber que a con­di­ção po­de le­var a uma sé­rie de do­en­ças co­mo cân­cer, de­pres­são, di­a­be­tes, trans­tor­nos ali­men­ta­res e hi­per­ten­são. Mas de que for­ma os ali­men­tos po­dem aju­dar? De acor­do com Io­ne Le­an­dro, nu­tri­ci­o­nis­ta da Ono­de­ra Es­té­ti­ca, “den­tre os ami­noá­ci­dos mais im­por­tan­tes para o bom fun­ci­o­na­men­to do or­ga­nis­mo es­tá o trip­to­fa­no. Quan­do ali­men­tos ri­cos nes­sa subs­tân­cia en­tram na cor­ren­te san­guí­nea, são trans­por­ta­dos para o cé­re­bro e o tra­to gas­troin­tes­ti­nal se en­car­re­ga de produzir a se­ro­to­ni­na, hormô­nio res­pon­sá­vel pe­la sen­sa­ção de bem-es­tar”. Abai­xo, a nu­tri­ci­o­nis­ta in­di­ca ali­men­tos que, além do trip­to­fa­no, con­têm vi­ta­mi­nas e mi­ne­rais im­por­tan­tes para com­ba­ter o es­tres­se.

• Ba­na­na: a fru­ta é ri­ca em trip­to­fa­no, vi­ta­mi­na B6, mag­né­sio e po­tás­sio, nu­tri­en­tes que es­ti­mu­lam a pro­du­ção de se­ro­to­ni­na e aju­dam a di­mi­nuir an­si­e­da­de e ir­ri­ta­ção.

• Fo­lhas ver­de-es­cu­ras: a de­fi­ci­ên­cia de áci­do fó­li­co, pre­sen­te na couve, bró­co­lis e es­pi­na­fre, po­de pro­vo­car de­pres­são. Pro­cu­re con­su­mir de du­as a três por­ções por se­ma­na.

• Fru­tas cí­tri­cas: a vi­ta­mi­na C pre­sen­te nas fru­tas cí­tri­cas re­duz a se­cre­ção de cor­ti­sol, hormô­nio li­be­ra­do pe­la em res­pos­ta ao es­tres­se e à an­si­e­da­de. Seu con­su­mo pro­mo­ve o bom fun­ci­o­na­men­to do sis­te­ma ner­vo­so e au­men­ta a sen­sa­ção de bem-es­tar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.