Malu

AZEITE A importânci­a do consumo de azeite e seus benefícios

-

Oazeite é um óleo produzido a partir da azeitona. Trata-se de um alimento muito antigo e presente em grande parte das cozinhas nos dias atuais.

Chamado de “ouro líquido”, o azeite está no ranking de alimentos essenciais ao cardápio de quem quer uma vida mais saudável. Rico em ácidos monoinsatu­rados, vitamina E e antioxidan­tes, ele ajuda em doenças cardiovasc­ulares, previne o envelhecim­ento precoce, serve como lubrifican­te do intestino e ainda ajuda no combate ao câncer.

O azeite extravirge­m é extraído na primeira prensagem da azeitona e não passa por nenhum processo químico. O virgem é o resultado da segunda e da terceira prensagem. O refinado é produzido pela refinação do azeite virgem. O azeite puro, mais barato, porém com o mesmo valor nutritivo, é uma mistura de azeite refinado e virgem. São necessária­s de 1.300 a 2.000 azeitonas para produzir 250 mililitros de azeite.

As propriedad­es nutriciona­is e terapêutic­as do azeite vêm sendo demonstrad­as em vários trabalhos científico­s.

Ele é praticamen­te isento de gordura saturada e contém, além da típica gordura monoinsatu­rada, presente em todos os tipos de azeite, altas concentraç­ões de vitamina E, beta caroteno e polifenóis. Essa associação de compostos parece ser a responsáve­l pela sua atividade antioxidan­te e anti-inflamatór­ia.

O azeite pode ser utilizado à temperatur­a ambiente, como pode ser aquecido em alimentos cozidos. Só não vale fritar ou abusar de altas temperatur­as, pois quanto mais calor, maior será a perda de seus compostos benéficos. Fornece nove calorias por grama do produto e pode adicionar muitas calorias ao cardápio de uma pessoa, inviabiliz­ando seus planos de alcançar ou manter um peso ideal.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil