Malu

Comece o ano no azul!

Como se organizar para entrar em 2019 com as contas em dia

-

Mais um ano que chega, e com ele as promessas da noite de Réveillon. Se uma das suas é começar 2019 e passar o ano todo livre das dívidas, veja as dicas que Gilvan Bueno, especialis­ta em finanças e fundador da startup Financier, tem pra você!

Saiba cortar as despesas

Existem dois tipos de gastos: os fixos e os variáveis. “Os fixos são aquelas despesas padrão de todo mês, como as contas de água e luz. Já os variáveis podem ser definidos como os que não anotamos e que podem aparecer inesperada­mente, como um presente ou uma multa. Por isso, controlar as despesas variáveis é o melhor caminho para cortar gastos. Avalie o que é prioridade e o que não é. Assim, você vai saber o que pode e o que não tem como cortar”, ensina.

Use bem o 13º salário!

Aproveite essa grana extra para quitar as contas. “Os juros das dívidas são sempre maiores quando comparado aos dos impostos. Por isso, é importante usar a parcela para quitar ou diminuir as dívidas. Fuja sempre dos juros das contas do cartão, cheque especial, entre outros. Com essa mudança, você terá uma sobra para fazer sua reserva de emergência e começar a construção de patrimônio”, afirma.

Planilha de orçamento

Gilvan comenta: “Anotar todos os seus gastos é um excelente começo para deixar tudo em dia. Existem aplicativo­s de celular que ajudam com as finanças, ou você pode montar planilhas no computador ou usar até uma agenda. O importante é sempre ter noção do quanto já gastou para não acabar gastando mais que recebe e ter que entrar no cheque especial, por exemplo”.

Renegocie!

Com a alta do desemprego, algumas famílias estão avaliando alguns gastos e revalidand­o outros, tentando reduzir despesas fixas. “Sabendo disso, as escolas particular­es estão buscando soluções para manter os clientes. Então, uma boa opção é tentar conseguir descontos no valor da mensalidad­e”, aconselha o expert. Já em relação ao cartão de crédito, Gilvan lembra que você pode aproveitar os feirões de renegociaç­ão de dívidas oferecidos pela Serasa que acontecem no início do ano.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil