Malu

Manias de casal

O que o seu parceiro faz que pode te irritar?

-

“Gosto muito dele, mas detesto quando ele faz isso ou aquilo”. Quem nunca ouviu ou falou uma frase parecida? Para a orientador­a emocional Camilla Couto, “cada pessoa tem seus gostos, jeitos e costumes, vindos do convívio familiar, da educação que recebeu e da forma como vive. Somos todos diferentes. Então, não deveríamos julgar aquilo que é diferente dos nossos próprios hábitos”.

Expectativ­a x realidade

A orientador­a enfatiza que, “quando estamos conhecendo alguém melhor e criando um vínculo mais profundo, inevitavel­mente formamos uma imagem de como gostaríamo­s que a pessoa fosse, sonhamos com o parceiro ideal. Acontece que, aos poucos, percebemos que o outro é diferente do que havíamos imaginado. Descobrimo­s, inclusive, que ele tem manias! Mas temos que aprender a observar o quanto estamos julgando o outro por uma imagem idealizada que criamos no nosso plano mental. Ninguém é perfeito, certo?”.

O jogo virou!

Você pensa tanto nas manias do parceiro que acaba deixando de prestar atenção nas suas próprias manias e, de acordo com a profission­al, é preciso cuidado. “Isso vale muito para quem já teve um relacionam­ento mais longo, se separou e aí, depois de um período, volta a se relacionar. No processo de juntar caquinhos de relaciona- mentos desfeitos e embarcar em novas relações, precisamos tomar cuidado para não carregar costumes e hábitos anteriores e nem gerar crenças limitantes sobre o amor. Cada pessoa é diferente e única”, comenta Camilla.

Nada de julgamento­s

Nesse panorama, é possível que você julgue o seu novo parceiro por ter um hábito parecido com o do relacionam­ento anterior: “muitas vezes, nosso emocional ferido se esquece que pessoa não terá, necessaria­mente, o mesmo comportame­nto que a outra pelo simples fato de terem uma mania em comum. Hábitos e valores nem sempre estão conectados”. Portanto, antes de julgar, criticar ou se desencanta­r, é preciso se propor a conhecer o outro. Não são atitudes isoladas de uma pessoa que a definem, mas sim o conjunto delas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil