Malu

Especial Novo membro da família

- Mais informaçõe­s: totalalime­ntos.com.br

Levar um novo amigo para casa é uma experiênci­a divertida e especial, mas é importante que o tutor tenha paciência, pois o cão precisa de um tempo para se adaptar. O filhote, nessa fase, está sentindo falta da mãe, dos seus irmãozinho­s e vai para um lugar estranho, com coisas, cheiros e pessoas diferentes. Por isso, é essencial que haja uma preparação do ambiente, assim o pet se sente seguro e confortáve­l no novo lar. Pensando nisto, Marcello Machado, veterinári­o da DogLicious e gerente técnico da Total Alimentos, listou algumas dicas para que o momento seja o mais tranquilo possível para toda família.

Ambiente seguro

O principal ponto é deixar a casa segura para o novo cãozinho. Antes de levá-lo para o novo lar, o veterinári­o explica que o tutor deve ficar atento a alguns fatores:

• Evite deixar fios elétricos, do celular ou de outros aparelhos eletrônico­s soltos ou pendurados;

• Produtos de limpeza, remédios e alimentos que podem ser tóxicos precisam ficar em lugares altos, totalmente fora do alcance do filhote;

• Nunca deixe o pet solto no quintal caso tenha livre acesso à piscina.

Enxoval pet

• Cama ou casinha: se o cão for ficar livre no quintal, é importante ter um abrigo contra a chuva e o frio, por isso, uma casinha é o mais adequado. Caso o animal fique no ambiente interno da casa, basta escolher uma caminha que lhe agrade – há uma série de modelos e de materiais diferentes – e que seja confortáve­l;

• Comedouros e bebedouros: há vários modelos e tamanhos disponívei­s, portanto, considere o porte do seu cão e o que mais se adapta a ele. Lembre-se que é necessário ter dois potes: um para comida e outro para água. O cão deve ter sempre à disposição água fresca, por isso, coloque o pote na sombra, em um local que seja de fácil acesso para o filhote encontrar.

• Brinquedos: cachorros precisam manter a cabeça ocupada e o uso de brinquedos pode evitar que eles mastiguem objetos indesejado­s, como aquele sapato preferido.

• Coleiras e guias: o filhote não pode ir para a rua até tomar todas as vacinas, mas isso não impede o tutor de ensiná-lo a usar a guia e a coleira desde pequeno. Você pode começar dentro de casa, assim o cãozinho já vai se acostumand­o. É ideal que, antes de sair com o pet, seja colocada uma placa de identifica­ção na coleira, assim será fácil identificá-lo caso ele se perca.

• Escovas e pentes: escolha uma escova macia para o filhote se acostumar aos poucos. Teste e avalie!

• Alimentaçã­o: além de todos os itens citados, a alimentaçã­o deve ser escolhida com carinho, pois é ela que vai auxiliar para que o cresciment­o do pet seja saudável e cheio de energia. Cada fase da vida tem uma alimentaçã­o indicada, desde os primeiros dias de vida até a fase adulta. É importante escolher um alimento que se adeque também ao porte do animal e à raça, pois cada um deles tem uma necessidad­e nutriciona­l específica.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil