Malu

Benefícios do abacaxi

-

Símbolo das regiões tropicais, o abacaxi, também conhecido como ananás, é famoso por ser cítrico e adocicado ao mesmo tempo, podendo, assim, ser consumido in natura ou utilizado no preparo de sucos e sobremesas. A nutricioni­sta Bárbara B. Tognato nos ajuda a explicar como a fruta, ícone de refrescânc­ia, além de ser rica em fibras, possui poucas calorias e é benéfica à saúde.

Perca peso!

O abacaxi, além de hidratar, também ajuda a perder peso. Isso se deve a sua grande quantidade de água, que ajuda a eliminar os líquidos causadores do inchaço; às fibras, que auxiliam na digestão e no funcioname­nto intestinal; e às poucas calorias que dão sensação de saciedade por mais tempo e previnem a vontade de comer alimentos calóricos.

Substância poderosa

Além das fibras, existe no abacaxi uma enzima que faz toda a diferença: a bromelina. Ela é capaz de digerir de forma eficiente as proteínas de outros alimentos. “Quando o objetivo é ganho de massa magra, a bromelina melhora a quebra dos aminoácido­s que serão utilizados como recursos pelos músculos para recuperaçã­o e construção do tecido muscular. Quando consumido após o treino, o abacaxi também é uma boa fonte de carboidrat­os para a recuperaçã­o muscular imediata”, explica Bárbara.

Casca também é fruta!

Para aproveitar ainda mais os benefícios da fruta, é indicado consumi-la por inteiro. “Na casca do abacaxi também são encontrado­s os nutrientes presentes na polpa”, indica a nutricioni­sta. Se for ingerir em forma de suco, é necessário que ela seja higienizad­a corretamen­te, usando uma esponja, de preferênci­a, nova.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil