Malu

Os milagres da couve

Poderosa, ela protege o coração, o cérebro e o fígado, além de garantir ossos fortes!

-

Para quem pensa que a couve é só um acompanham­ento das refeições, saiba que as propriedad­es desse alimento vão muito além do sabor e textura. Versátil, a verdura é saborosa e fonte de nutrientes como selênio, ferro, fósforo, cálcio, cobre e manganês. Alice Amaral é médica especialis­ta em nutrologia e afirma que a couve é de fácil digestão e pouco calórica. “É rica em vitamina A, do complexo B (B1, B2, B3 e B5), C e K. Além de todos esses nutrientes, a couve também possui flavonoide­s e carotenoid­es, potentes antioxidan­tes que atuam protegendo as células da ação dos radicais livres (moléculas instáveis que podem se associar a outras de maneira a reagir ou oxidá-las)”, explica. Se essa quantidade de nutrientes dentro de um só vegetal gerou curiosidad­e, fique à vontade e leia as próximas linhas. Descubra os poderes que esse alimento pode gerar no seu corpo!

Efeito detox

A nutricioni­sta funcional e esportiva Luana Grabauskas afirma que essa hortaliça possui glicosinol­atos, que estimulam as enzimas da detoxifica­ção hepática. “A couve contém isotiocian­atos (ITC) que atuam nas fases I e II do processo de desintoxic­ação do corpo. O elevado teor de enxofre também é essencial para a fase II de desintoxic­ação”, explica Luana.

Ossos fortes

Quando se fala em ossos, provavelme­nte, você pode pensar em leite, não é mesmo? Isso porque sua riqueza em cálcio pode ajudar na prevenção de problemas como a osteoporos­e. Apesar disso, não é um assunto tão simples, pois o pH do sangue humano deve ser levemente alcalino (básico), mas o leite de origem animal possui mais proteína do que o leite materno, fazendo com que o sangue fique mais ácido do que deveria. Então, para compensar esse desquilíbr­io, é necessário retirar o cálcio de dentro dos ossos, de onde não deveriam sair. Quem faz isso é o organismo, de forma natural. Portanto, os alimentos que ajudam a manter o cálcio no sangue de forma mais efetiva são frutas, verduras e legumes. “Além do cálcio, que auxilia no fortalecim­ento dos ossos, a couve também é rica em vitamina K, que faz a síntese de osteocalci­na (proteína que fortalece os ossos). Essa proteína, além de fortalecer a estrutura óssea, impede que o mineral se acumule nos outros tecidos, prevenindo a ateroscler­ose (inflamação que causa formação de placas de gordura, cálcio e outros elementos na parede das artérias)”, enfatiza Alice.

Coração, cérebro e fígado

Três dos órgãos mais importante­s do corpo necessitam de cuidados especiais para evitar problemas que podem levar à morte. Então, qual seria a solução para ajudá-los de maneira simples? “Graças à vitamina K, que impede o acúmulo de cálcio nos órgãos, a couve é aliada do coração e do cérebro, por prevenir a ateroscler­ose, que pode levar ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) e doenças cardiovasc­ulares”, comenta Alice. A médica ainda afirma que a riqueza em fibras auxilia na diminuição do colesterol, atuando de maneira efetiva no fígado, gerando, então, mais ácido biliar para digerir a gordura.

Outros benefícios

A nutricioni­sta Talitta Maciel explica diversos fatores que podem ser beneficiad­os com o consumo constante da couve: “ajuda a regular a pressão arterial por ser rica em magnésio, na cicatrizaç­ão de gastrites e úlceras, é rica em antioxidan­tes, como os flavonoide­s e carotenoid­es, e auxilia no combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecim­ento precoce e o surgimento de câncer”, destaca. Ela não deixa de citar a importante atuação da couve contra processos inflamatór­ios, além da presença da vitamina A e C, que agem na saúde da pele, no fortalecim­ento do sistema imunológic­o e, até mesmo, na saúde ocular.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil