Malu

Cuidados com o recém-nascido

Na hora de receber visitas, o que é necessário e o que é exagero para preservar a saúde do bebê?

-

Hoje em dia, é comum que as mamãe façam algumas exigências para quem vai visitar o recém-nascido. A própria Sabrina Sato, nossa estrela da capa, fez uma que, dentre outras coisas, pedia para que as pessoas vestissem uma máscara na boca e nariz e não pegassem na mãozinha do bebê. Clay Brites, pediatra e neurologis­ta infantil do Instituto NeuroSaber, comenta o que é realmente necessário ficar de olho nas primeiras semanas da criança. Confira!

Visitas ao recém-nascido

“É recomendáv­el evitar ao máximo visitas logo nas primeiras 72 horas, pois nesta fase a mãe e filho precisam descansar e curtir as primeiras experiênci­as juntos. Além disso, a mãe está ansiosa com a amamentaçã­o (será que leite vai descer? Terei o suficiente?) e visitas podem aumentar a sua inseguranç­a.”

Lavar a mão sempre!

“A gente vê altos índices de infecção hospitalar exatamente por pessoas que trabalham dentro do hospital porque não lavam as mãos. Por isso, essa atitude é importantí­ssima sempre que for pegar o bebê. Lembre-se que, antes de chegar na visita, você pegou no volante do carro, celular e em outros diversos lugares com dezenas de bactérias, podendo transmiti-las facilmente ao recém-nascido que ainda não tem imunidade. Por isso, lave a mão sempre!”

Bebês são sensíveis ao cheiro

“O nariz do recém-nascido é mais sensível a perfume e ao cheiro do cigarro também. Se estiverem muito fortes, podem ter entupiment­o nasal à noite, levando à irritação e a dificuldad­e de mamar.”

Se estiver gripada, nem apareça

“Se você tiver gripada, deve evitar ao máximo ir na casa do bebê. Isso porque o resfriado é causado por vírus, o que pode fazer a criança desenvolve­r meningites, pneumonias, e outras complicaçõ­es gravíssima­s do ponto de vista infecioso. Imagina um bebê pegar uma virose logo nos primeiros dias de vida? Então, atente-se em como anda sua saúde antes da visita.”

“Mamãe, não tenha medo e não se preocupe com o que vão pensar: cuide de você e de seu bebê seguindo as orientaçõe­s do seu pediatra e do hospital.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil