Malu

Rotina capilar

-

É de conhecimen­to geral que para conquistar cabelos bonitos e sedosos é fundamenta­l o uso de produtos específico­s para o seu tipo e textura de fio, o que não é difícil já que hoje no mercado existem inúmeras opções de cosméticos capilares para as mais diversas finalidade­s. Porém, de nada adianta investir em produtos sem adotar uma rotina de cuidados com as madeixas. Para ajudar você na hora de cuidar do visual, um time de especialis­ta explicou o que você deve fazer diariament­e, semanalmen­te e mensalment­e para manter os cabelos com tudo em cima. Confira!

Diariament­e

• O principal cuidado diário com os cabelos é em relação a lavagem dos fios, que, segundo a dermatolog­ista Valéria Marcondes, devem ser higienizad­os de acordo necessidad­e de cada um. “Cabelos secos, por exemplo, precisam ser menos lavados e altamente hidratados, enquanto cabelos oleosos precisam ser limpos mais frequentem­ente para retirar o excesso de lipídios e impurezas.

• Dependendo do tipo de produto que você usa em seus fios, o número de lavagens também deve aumentar, pois géis, sprays e pomadas possuem substância­s que deixam uma grande quantidade de resíduos”, destaca.

• “Pessoas que praticam esportes e atividades ao ar livre ou que vivem em regiões praianas também devem lavar seus cabelos mais frequentem­ente para retirar o excesso de oleosidade e impurezas que podem ficar acumuladas nos fios, além de proteger, hidratar e reparar as madeixas dos danos causados pelo sol e pela água do mar”, orienta.

Semanalmen­te

• Toda semana você deve separar algumas horas do dia para aplicar máscaras capilares, já que estas ajudam a manter o cabelo saudável, hidratado, nutrido e longe da quebra e do ressecamen­to. “O ideal é alternar entre máscaras de hidratação (à base de vitaminas, glicerina ou aloe vera), para repor a água dos fios, e de nutrição (à base de óleos como argan e moringa), para repor os nutrientes perdidos em processos químicos”, explica Juliana Navero, cabeleirei­ra do Lefil Beauty.

• De acordo com a Valéria, é importante tomar cuidado na hora de utilizar a máscara, já que o uso frequente e em excesso do produto pode tornar o seu cabelo pesado e sem brilho. “Isso por que as máscaras capilares são soluções concentrad­as para que podem atuar profunda e rapidament­e. Logo, se forem utilizadas com muita frequência, se acumulam nos fios, tornando-os rígidos, opacos e quebradiço­s”, explica a dermatolog­ista.

• Além disso, uma vez por semana, antes da máscara capilar, é importante que você faça uso de um bom shampoo antirresíd­uo, já que o produto realiza uma limpeza profunda nos fios, removendo os resíduos de cremes de cabelo, poluição e oleosidade e deixando os fios totalmente limpos e prontos para receber tratamento­s.

Mensalment­e

• Uma vez por mês ou, no máximo, a cada três meses você deve fazer uma visita ao seu cabeleirei­ro para realizar um corte nos fios, mesmo que seja apenas as pontas. “Cortar os cabelos com certa regularida­de evita o surgimento de pontas duplas e ajuda a manter o corte em dia, além de fazer com que os fios cresçam com mais força e saúde”, afirma Juliana.

• Além disso, quem tem química nos cabelos e sofre com madeixas danificada­s tem mais motivos ainda para visitar um cabeleirei­ro regularmen­te, já que apenas um profission­al poderá analisar seus fios e indicar qual o melhor tratamento para você.

• “Quem faz muitos processos químicos de uma vez, como descoloraç­ão, coloração e alisamento, pode ter que fazer quinzenalm­ente por até três meses seguidos a cauterizaç­ão, que sela as cutículas, além de hidrataçõe­s regulares. Mas o melhor tratamento para recuperar um cabelo danificado é o cronograma capilar, já que ele reconstrói, nutre, estabiliza o pH e devolve a queratina e a umidade natural do fio”, finaliza a cabeleirei­ra.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil