Malu

O poder feminino

- Virgínia Martin é jornalista, palestrant­e na área de família e autora do livro Divorciado­s, curados e bem-humorados. www.divorciado­scurados.com.br Mande sua pergunta ou sugestão para malu@astral.com.br

• Foi em 1827 que o imperador Dom Pedro I firmou um decreto imperial no Brasil. O soberano disse: “em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos haverão as escolas de primeiras letras que forem necessária­s”. Para as mulheres, no entanto, seriam criadas escolas de meninas (pasmem), em um tempo em que muitos pensavam que instrução de meninas era o casamento (pasmem de novo!).

• Muito bondoso o imperador. Mas excluiu as mulheres de serem alunas das noções de geometria e aritmética. Só podiam estudar as quatro operações, já que a mentalidad­e da época achava que matemática era um conhecimen­to restrito aos homens.

• Se estivesse hoje entre nós, Dom Pedro I se surpreende­ria com o número de mulheres que administra­m casas e empresas. Tantas abandonada­s por companheir­os e que, sozinhas, sabem muito bem fazer as contas do orçamento.

• Estão nas salas das universida­des e ainda gerenciam a vida amorosa com capacidade­s extracurri­culares. Então, vamos fazer bom uso desta virada educaciona­l que nos tornou fortes, mas que deve ainda nos tornar sempre mais sábias.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil