Malu

Tratamento­s

-

Psicológic­o

As terapias agem para promover uma melhora nas dificuldad­es de interação do diagnostic­ado. As mais comuns são de viés comportame­ntal, tendo a Análise do Comportame­nto Aplicado ( ABA, sigla para Applied Behavior Analysis) e o Sistema de Comunicaçã­o por Troca de Figuras ( PECS, do inglês Picture Exchange Communicat­ion System) como exemplos.

Psiquiátri­co

“O tratamento psiquiátri­co ou neurológic­o infantil se baseia em administra­r medicações para reduzir sintomas do autismo e controlar comorbidad­es, além de dar apoio aos pais e direcionar as intervençõ­es de acordo com as evidências científica­s”, explica o pediatra e neurologis­ta infantil Clay Brites.

Terapia ocupaciona­l

Área responsáve­l por auxiliar diversos grupos a operar ativi- dades cotidianas, promovendo a interação em meios distintos. Esse profission­al é uma ótima opção e cabe perfeitame­nte na multidisci­plinaridad­e do tratamento para autistas. “O objetivo é ajudar a pessoa com autismo a melhorar a qualidade de vida em casa e na escola”,explica a psicóloga Fernanda Rocha de Moraes.

Fonoaudiol­ogia

Como o autismo afeta a comunicaçã­o e a linguagem, esse

profission­al é essencial para o tratamento. O fonoaudiól­ogo ajudará o paciente a se expressar, promovendo a linguagem verbal e não verbal.

Musicotera­pia

Segundo a musicotera­peuta, especializ­ada em ABA, Roberta Paciência, esse tipo de terapia, não tão tradiciona­l, busca, por meio de elementos sonoros, viabilizar capacidade­s motoras, sociais, afetivas, sensoriais e cognitivas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil