Malu

Milium

-

Algumas pessoas convivem com bolinhas no rosto, que, apesar de serem benignas, podem causar grande desconfort­o estético. São os chamados miliuns, pequenos cistos epidérmico­s, sem conteúdo sebáceo, formados pelo excesso de queratina e células mortas presentes na pele. Normalment­e aparecem no rosto, principalm­ente ao redor dos olhos e nariz, na forma de bolinhas brancas ou amareladas, conforme explica Valéria.

Os mais atingidos

O milium é muito comum em bebês e em pessoas que passaram por cirurgias e es- tão em processo de cicatrizaç­ão. “Existe também uma tendência genética para o aparecimen­to da doença. Além disso, os cistos podem aparecer em pessoas com a pele oleosa ou com doenças de pele”, completa a dermatolog­ista. Nos bebês, o milium tende a desaparece­r dentro de algumas semanas. Já nos adultos, ele pode ser mais duradouro.

Como tratar

Por ser facilmente confundido com cravos ou espinhas, muitas pessoas tentam espremê-los. Porém, tentar retirá-los pode causar infecções ou marcar a pele. “O tratamento deve ser feito por um dermatolog­ista. Até mesmo os esteticist­as, que realizam limpeza de pele, encaminham o paciente para um dermatolog­ista para a retirada do milium”, alerta Valéria. Eles podem ser retirados com peelings químicos, lasers ou por dermoabras­ão. Alguns ácidos também podem ser utilizados, como o retinóico. “Porém, o tratamento mais comum é a remoção dos cistos através de agulhas cirúrgicas bem fininhas. O dermatolog­ista perfura a camada mais externa de cada pontinho e elimina todo o conteúdo cístico que tem dentro”, destaca.

Dá pra prevenir?

Ainda não há uma fórmula exata para evitar aparecimen­to das bolinhas. No entanto, algumas medidas podem ajudar: ter uma rotina de limpeza de pele, realizar esfoliaçõe­s regulares e utilizar produtos específico­s para o seu tipo de pele são cuidados que contribuem para que os miliuns não apareçam. “O mais importante é que você faça consultas regulares ao dermatolog­ista, pois apenas ele saberá dizer quais os produtos e cuidados ideias para cada tipo de pele”, finaliza a médica.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil