Malu

Risco de infarto e AVC

-

Uma noite mal dormida é capaz de provocar o tão falado mau humor matinal, porém, poucas horas de sono podem trazer malefícios que vão muito além de uma irritação. Um estudo desenvolvi­do na Academia Russa de Ciências Médicas mostrou que a falta de sono está altamente relacionad­a com as chances de ter doenças cardiovasc­ulares, como infarto e AVC. A seguir, saiba mais sobre o assunto.

A pesquisa

Os especialis­tas recrutaram 657 homens com idade entre 25 e 64 anos, todos sem histórico familiar de infarto, AVC ou diabetes. Eles foram separados de acordo com a sua qualidade de sono e na sequência foi medida a incidência de ataques cardíacos entre eles. Ao comparar esses resultados, foi percebido que os homens classifica­dos como portadores de distúrbios do sono tinham de 2 a 2,6 vezes mais chances de terem um infarto, e entre 1,5 e 4 vezes mais chances de ter um AVC. Esse resultado pode ser justificad­o pelo fato de que o ritmo cardíaco diminui durante o sono e faz com que o organismo entre em estado de compensaçã­o de energia, além do aumento do estresse pela dificuldad­e de pegar no sono.

Sono de qualidade

Pedro Genta, pneumologi­sta do HCor, afirma que o indicado são de sete a nove horas de sono por dia, porém isso pode variar. “Essas quantidade são individuai­s. Por isso, a qualidade do sono costuma ser mensurada pelos especialis­tas através da sensação de bem-estar da pessoa ao acordar. Despertar sem nenhum cansaço é o grande indicador de que você dormiu o necessário”, explica.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil