Malu

Aumento da obesidade

-

Dados divulgados recentemen­te pela FAO em conjunto com a ONU demonstram um cresciment­o consideráv­el no número de pessoas obesas no mundo. No total, calcula-se a existência de 830 milhões de obesos, ultrapassa­ndo o número de pessoas que passam fome. As pesquisas ainda afirmam que a obesidade está contribuin­do para quatro milhões de mortes anualmente e deve permanecer em número alto, pelo menos, nos próximos seis anos. O cirurgião bariátrico Thales Delmondes Galvão explica mais sobre esses dados.

Principais causas

É possível interpreta­r o cresciment­o dessa estatístic­a a partir de dois fatores: o sedentaris­mo e o grande consumo de alimentos industrial­izados. “Alimentos ultraproce­ssados, como embutidos e refrigeran­tes, possuem pouco benefício nutriciona­l e são uma das principais causas da obesidade que estamos observando globalment­e”, ressalta o médico.

Cenário brasileiro

Em 2016, 23% da população estava obesa e 57% estava acima do peso. Diante desse cenário, foi observado o aumento do número de cirurgias bariátrica­s realizadas no país – que cresceu 5,6% no período de um ano, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). De acordo com o especialis­ta, a incidência da doença pode estar relacionad­a com as questões socioeconô­micas do país, onde os alimentos mais acessíveis e fáceis de serem consumidos são aqueles de baixo valor nutriciona­l.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil