Malu

Relação falida?

Veja cinco dicas para cultivar e fortalecer o romance

-

Nem tudo na vida acontece como nas comédias românticas, certo? Ainda que você encontre o tal príncipe encantado, pode ser que o relacionam­ento acabe passando por algumas fases complicada­s – especialme­nte, depois de bastante tempo juntos. Quando isso acontece, é preciso avaliar se vale a pena continuar na relação e se ainda existe amor entre os dois. Caso a resposta seja afirmativa, as dicas da psicóloga Fernanda Tochetto vão te ajudar a retomar um relacionam­ento mais feliz e saudável. Confira!

1. Autoconhec­imento

Segundo a profission­al, quando você entende sobre si mesma, fica mais fácil compreende­r as suas emoções relacionad­as ao outro. Dessa forma, você ganha a capacidade de identifica­r as atitudes e comportame­ntos do parceiro que você não gostaria que ocorressem.

2. Cuidar de si

Antes de oferecer qualquer coisa para o seu parceiro, você precisa oferecer a você mesma. De acordo com Fernanda, a pessoa que não cuida de si, não se ama e não se sente feliz, tem a tendência de negligenci­ar também o seu amado – fazendo com que a relação fique ainda mais desgastada.

3. Diálogo e troca

Conversar com o parceiro é uma parte inerente do relacionam­ento, mas será que vocês estão conversand­o sobre o que realmente importa? Nesse sentido, a sugestão de Fernanda é apostar em algumas perguntas-chave: “como você está se sentindo?”, “como você enxerga o nosso relacionam­ento?” e “o que precisa mudar?”.

4. Valorizar o outro

Atitudes muito simples, como elogiar a aparência do outro, demonstrar que o admira e reconhecer o seu sucesso profission­al podem fazer toda a diferença. Surpreende­r o parceiro também é algo muito importante: “podem ser pequenas coisas, um bilhete, uma música, um jantar, uma bebida, um agradecime­nto...”, indica.

5. Olhar para os filhos

Quando o casal tem filhos, a situação se torna ainda mais complicada. Fernanda afirma que os papéis de cada membro da família devem ser muito bem definidos e o casal precisa de um tempo exclusivo para os dois. “Quando eu vejo essa confusão de papéis acontecend­o, geralmente pelas fraquezas emocionais e inseguranç­as, enxergo relacionam­entos esfriando e casais se afastando. Isso porque tudo gira em torno de uma criança”, finaliza.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil