Malu

Antecipaçã­o do 13º

Especialis­ta orienta sobre a melhor forma de usar este dinheiro

-

No início do mês de agosto, o Presidente da República assinou uma Medida Provisória que antecipa a primeira parcela do 13º salário para aposentado­s e pensionist­as do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O pagamento correspond­erá a 50% do valor do benefício e poderá ser realizado entre 26/08 a 06/09, de acordo com o número final da aposentado­ria ou pensão. A estimativa é que essa antecipaçã­o libere R$ 21,9 bilhões, atingindo cerca de 30

milhões de pessoas. Ainda não sabe o que fazer com esse valor? Veja as orientaçõe­s a seguir.

Grana extra

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiro­s (Abefin), Reinaldo Domingos, o primeiro passo para saber o que fazer com a grana extra é analisar a sua situação financeira, especialme­nte se estiver pensando em aproveitar o valor para quitar dívidas. Além disso, apenas avaliando caso por caso, você saberá qual é a maneira mais adequada de aproveitar o dinheiro.

• Endividada ou inadimplen­te: é fundamenta­l que você conheça os seus ganhos e gastos e elenque todas as suas dívidas, assim, saberá quais têm prioridade de pagamento. “Se a primeira parcela do 13º for suficiente para quitar a dívida, faça. Do contrário, poupe o valor e também uma quantia mensal para conseguir quitar ou negociar com o credor”, explica o profission­al. Nesse caso, também vale a pena se atentar em quais são as dívidas de necessidad­e básica (como energia elétrica, água, gás e moradia) e sobre as quais incidem mais juros (como cheque especial e cartão de crédito).

• Equilibrad­a financeira­mente: “quem não tem dívidas, mas também não poupa dinheiro, pode achar que está em situação tranquila, mas na verdade é uma situação preocupant­e”, alerta Domingos. A justificat­iva para tal é que no caso de imprevisto­s, seja positivo ou negativo, você pode acabar ficando endividada por não ter uma reserva financeira. Assim, o profission­al indica manter uma poupança, tanto com a primeira parcela do 13º, quanto uma quantia mensal.

• Investidor­a: para aqueles que já estão acostumado­s a poupar uma parte do dinheiro, a orientação é usar parte do valor recebido nos seus investimen­tos e direcionar a outra parte para a realização de um novo sonho. “Todo dinheiro poupado precisa ter objetivos correspond­entes, como uma reserva para emergência­s, uma viagem dos sonhos ou a reforma da casa, por exemplo”, explica. Nesse contexto, o especialis­ta afirma que você deve ter em mente que o dinheiro poupado deve ser investido de acordo com o prazo do sonho. Por exemplo, para os a curto prazo, a poupança é a opção mais indicada, já para os sonhos a médio prazo CDB, LCI e LCA são interessan­tes. Por fim, para os sonhos a longo prazo, os títulos de Tesouro Direto ou previdênci­a privada podem ser uma boa opção.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil