Malu

Vestibular

Profission­ais explicam como você pode ajudar o seu filho nessa fase

-

Operíodo do vestibular pode ser uma loucura na cabeça de muitos jovens. Além de representa­r a transição de uma fase da vida para outra, ele ainda traz consigo a pressão de qual carreira escolher, qual faculdade se candidatar, quantos acertos você precisa ter para ser aprovado e muito mais. Mesmo que tudo isso seja responsabi­lidade do próprio jovem, ainda existem algumas atitudes vindas dos pais que podem facilitar o processo e evitar que seu filho comece a ter crises de ansiedade, por exemplo. Mostrar exemplos de sucesso, dizer palavras de incentivo e apoio e nunca ameaçá-lo são algumas dessas medidas. Conheça outras maneiras de lidar com isso a seguir!

Papel dos pais

Muitas vezes, os pais podem ficar sem saber o que fazer para ajudar ao ver o filho estudando por longas horas, seja por falta de conhecimen­to do conteúdo ou por já ter esquecido o que aprendeu no tempo de escola. Entretanto, o papel dos pais nesse processo vai muito além disso, como afirma a psicóloga Ellen Moraes Senra: “Os pais podem ajudar sempre os orientando, auxiliando-os em cronograma de estudos e tentando levá-los para se distrair um pouco antes da prova, de forma que o candidato não fique focado 100% no que vem a seguir”, orienta.

Apoio é fundamenta­l

Nesse momento estressant­e, é fundamenta­l que o jovem possa contar com o apoio da família – que pode ajudar ou atrapalhar bastante. “É importante estimular os candidatos com palavras de incentivo de que é apenas uma prova e se ele tiver dedicação independen­te do resultado, você estará com ele. Mas deixe claro que ele precisa fazer o papel dele”, indica o diretor geral do Colégio e Curso Progressão, Leonardo Chucrute. Além disso, é válido incentivá-lo a manter hábitos saudáveis e fazer um planejamen­to dos estudos.

Cobranças

De acordo com Chucrute, é possível encontrar uma maneira de cobrar os nossos filhos com sabedoria e sem prejudicá-los emocionalm­ente. Nesse caso, a recomendaç­ão é buscar o equilíbrio entre a repressão e o carinho. Frases como “fique tranquilo, você está estudando e vai conseguir” e “quem colhe, planta” podem ser ótimos incentivos, segundo o profission­al.

Escolha da profissão

Decidir qual carreira seguir pode ser uma dúvida imensa para alguns jovens. A questão determinar­á o futuro de cada um e, por isso, tem grande peso em suas vidas. Nesse momento, o papel dos pais não é colocar ainda mais pressão sobre a escolha, mas guiar o filho no caminho do autoconhec­imento. “Os pais ajudam motivando seu filho, orientando e não o deixando desanimar, ajudando a procurar orientaçõe­s sobre o mercado. Você precisa sempre estar aberta a diálogos nesse momento que, em alguns casos, é de angústia para os jovens, já que trata-se de uma escolha que vai mudar toda a sua vida”, orienta Leonardo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil