Malu

Saúde mental no trabalho

Adote essas práticas para uma vida profission­al mais tranquila e livre de estresse

-

Ao contrário do que muita gente pensa, a saúde mental não é apenas a ausência de uma doença mental, mas sim um conjunto de atividades que promovem o bem-estar e garantem o equilíbrio entre as diversas esferas da vida: social, física, emocional e espiritual. Quando falamos sobre ambiente de trabalho, é comum observar os funcionári­os estressado­s e desgastado­s pela rotina e, por isso, se atentar a essa área pode ser um bom primeiro passo para começar a cuidar da sua saúde mental. Aprenda a seguir maneiras simples e acessíveis de monitorar alguns aspectos do dia a dia profission­al e prevenir-se de doenças psicológic­as!

Esteja atenta aos sinais do seu corpo

Em um dia típico de trabalho, é comum acordar cedo, passar o dia inteiro entre uma atividade e outra e chegar em casa exausta. No meio disso tudo, fica difícil prestar atenção nos alertas que o corpo e a mente podem estar emitindo, como uma tensão muscular ou a sensação de baixa energia. Em vez de deixar para se preocupar com esses sinais apenas quando já se tornaram questões mais intensas, o ideal é agir de maneira preventiva, isso é, tomar um tempo para si mesma, se auto-observar e perceber os sintomas. A dica é aproveitar o tempo livre para fazer uma caminhada ou meditação, momento em que você pode avaliar os diferentes aspectos do seu equilíbrio e, em seguida, elaborar um plano de ação para tratar a raiz desses problemas.

Aprenda a gerenciar o estresse

O estresse é um elemento evolutivo central na sobrevivên­cia da nossa espécie e, às vezes, pode ser até positivo já que nos mantém alerta e acordados. Sendo assim, não é possível eliminá-lo completame­nte de nossas vidas, apenas controlá-lo. Uma maneira de fazer isso é estabelece­ndo uma estratégia de gerenciame­nto de estresse, o que pode evitar que ele se torne uma condição crônica e uma verdadeira ameaça para a sua saúde. Para começar esse processo é preciso saber identifica­r quais são as situações que te causam estresse excessivo. Depois, vale a pena instaurar uma rotina que favoreça a regulariza­ção dos seus níveis de estresse, seja uma conversa com alguém atencioso ou uma caminhada. Além disso, a meditação e o mindfulnes­s são alternativ­as comprovada­mente eficientes para reduzir o nível de estresse, diminuir a frequência cardíaca e pressão arterial e aumentar a sensação de bem-estar.

Pratique a atenção plena

O mundo moderno exige que façamos mil tarefas ao mesmo tempo, certo? Olhar os emails do trabalho quando está em casa e cuidar de assuntos pessoais pelo celular no meio de alguma reunião profission­al são alguns exemplos de situações em que a nosso corpo está em um lugar e a mente em outro. Pode parecer normal, mas esse tipo de comportame­nto prejudica, e muito, a nossa saúde mental, de maneira a atrapalhar a nossa concentraç­ão e produtivid­ade e a criar mais estresse e frustraçõe­s. Outro exemplo disso é quando trazemos situações de trabalho para momentos de socializaç­ão, hábito capaz de colocar em perigo a nossa capacidade de criar, manter e fortalecer vínculos com os amigos.

Cultive pessoas e atitudes positivas

Criar um ambiente de trabalho onde é fácil pedir ajuda, fazer uma pausa e realizar atividades de relaxament­o são boas atitudes para fomentar a saúde mental. Caso a empresa em que você trabalha proponha iniciativa­s como massagem, ginástica laboral e yoga corporativ­o, também vale a pena desfrutar dessas práticas. A dica final é não ser perfeccion­ista e reavaliar as suas expectativ­as em relação aos colegas, o que ajudará a evitar frustraçõe­s e estresse em excesso.

Mais informaçõe­s: ww.yogist.com.br

E você? Tem alguma técnica especial que te ajuda nos momentos de estresse? Conta pra gente no WhatsApp (14) 99848-9406!

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil