Malu

Angela Vieira

Com 67 anos de idade e quatro décadas de carreira, a atriz ainda se emociona a cada novo trabalho, como a Vera, de Bom Sucesso

-

Um novo gás para a trama

“Chegar em uma novela na metade é sempre uma coisa meio complicada, pois as relações já estão desenvolvi­das. Mas eu tive sorte porque acompanhav­a a novela e mandei muitos recados para os colegas, em especial para a direção, porque foi com 90% dessa equipe que eu fiz Pega Pega (2017). Então, é uma equipe com a qual eu estava muito familiariz­ada e foi uma boa chegada.”

Literatura em cena

“É muito legal ter isso na novela. Eu vi uma matéria falando que já existem grupos fazendo movimentos de leitura com pessoas de idade mais avançada, que é tudo o que a gente precisava. Já que ainda não temos muitas boas escolas – e eu tenho esperança de que teremos – , o que a gente puder fazer para que isso seja difundido, principalm­ente incentivar a leitura, ajuda a abrir novos horizontes. Pois você passa a falar bem, escrever corretamen­te...”

Personagem real

“A Vera é uma personagem muito bonita. Ela é a porta-voz de algumas coisas bem-vindas ao público, como a relação com o novo trabalho na editora. Ela batalha por esse trabalho e consegue, mas vai sempre pedindo a ajuda do neto para se atualizar (com as modernidad­es). Quando sua filha, Eugênia (Helena Fernandes), a ouve pedindo emprego para Nana (Fabiula Nascimento), ela pede desculpas à amiga pela atitude da mãe. Mas Vera diz que Eugênia está desatualiz­ada, porque o Brasil está em processo de envelhecim­ento da população e uma grande fatia do mercado está sendo ocupada por pessoas da minha idade. Eu acho que ser porta-voz disso em uma novela é muito legal porque é verdade.”

Amor na maturidade

“Eu acho uma maravilha! Eu e meu marido (Miguel Paiva, cartunista) éramos amigos íntimos antes de começarmos a namorar. Eu estava com 50 anos quando começamos o namoro e eu achei um espetáculo. Eu senti aquela coisa no peito que é efervescen­te, você se sente uma emoção latente. É muito bom!”

Carreira balanceada

“Outro dia me perguntara­m se eu preferia fazer novela das seis, das sete ou das nove. De verdade? Sempre que me perguntam isso eu digo que prefiro a boa personagem. Não importa o tamanho, o que importa é que você tenha um papel consistent­e para defender porque ele te leva. Aí é sempre muito bom estudar, é prazeroso entrar no set.”

 ??  ?? A atriz já contraceno­u com Grazi Massafera na novela Flor do Caribe, em 2013
A atriz já contraceno­u com Grazi Massafera na novela Flor do Caribe, em 2013
 ??  ?? “Eu acho a qualidade da personagem (Vera) excelente. E não importa o tamanho: o que importa é que você tenha uma personagem consistent­e para defender.”
“Eu acho a qualidade da personagem (Vera) excelente. E não importa o tamanho: o que importa é que você tenha uma personagem consistent­e para defender.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil