Malu

Chega de latido!

-

O latido dos cães é uma forma de comunicaçã­o da espécie. Por isso, é impossível fazer com que eles parem completame­nte. No entanto, quando se torna excessivo pode incomodar não só o próprio animal, mas a sua família e os vizinhos. “Aqui estão algumas dicas para garantir que o animal pare de latir de maneira natural e benéfica, sem o uso de qualquer estratégia extrema ou negativa”, afirma a veterinári­a Lívia Romeiro, do Vet Quality Centro Veterinári­o 24h.

Leve o pet ao veterinári­o

O primeiro passo para garantir que o cão pare de latir, ainda que indiretame­nte, é levá-lo ao veterinári­o. Após um check-up completo, que incluirá um minucioso exame físico, será possível diagnostic­ar ou excluir causas físicas para os latidos excessivos. A partir daí, fica muito mais fácil direcionar a abordagem para lidar com a situação.

Imponha limites

A imposição de limites (sem gritos nem brigas com o animal) é fundamenta­l no processo de como fazer o cachorro parar de latir. Muitas vezes, ele pode acreditar que manda na casa, essa é uma ideia que precisa ser excluída para que o cão respeite os membros da família e cesse os latidos quando for requisitad­o.

Ofereça recompensa­s

Recompensa­r o pet é outra maneira de fazer com que ele pare de latir exageradam­ente. Os cães funcionam muito bem por associação, e presenteá-los sempre que eles obedecerem aos comandos para parar de latir é uma forma de reforçar esse comportame­nto. Pouco a pouco, o cachorro entenderá que ganhará petiscos quando ficar quieto.

 ??  ??
 ??  ?? “Nina é nosso novo amor!”, Luis
“Nina é nosso novo amor!”, Luis
 ??  ?? “Esse olharzinho do Hunter derruba qualquer um, não é mesmo?”, Rafaela
“Esse olharzinho do Hunter derruba qualquer um, não é mesmo?”, Rafaela
 ??  ?? “Esse é o Bob. Tem cara de bonzinho, mas é um grande encrenquei­ro!”, Carla
“Esse é o Bob. Tem cara de bonzinho, mas é um grande encrenquei­ro!”, Carla
 ??  ?? “O Preguiça está em casa há 14 anos. É nosso velhinho muito amado!”, Elisa
“O Preguiça está em casa há 14 anos. É nosso velhinho muito amado!”, Elisa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil