Malu

Respeito vem de berço!

Em um mundo cada vez mais intolerant­e, a criança deve ser ensinada desde a infância a conviver com o diferente

-

Orespeito por diferentes formas de pensar, agir e ser pode melhorar a convivênci­a e até construir um mundo mais justo. Para garantir esse futuro mais atraente, as crianças devem ser ensinadas a serem empáticas desde cedo. Camila Cury, psicóloga e presidente da Escola da Inteligênc­ia, responde como podemos incentivar nossos filhos a serem mais respeitoso­s com o próximo.

Ensine seu filho desde cedo

“É preciso mostrar que a diversidad­e existe e que é algo muito amplo, afinal a gente só consegue ser o que é. Então para que esse conceito comece a ser reconhecid­o pelos pequenos, a família pode orientar e explicar sobre as diferenças e trazer esse entendimen­to de que o outro é diferente, mas que também temos algo em comum. Ensinar que somos todos semelhante­s desenvolve não só um olhar de empatia na criança, mas também a construção de um conceito para que quando ela se depare com a diferença, ela consiga respeitá-la.”

Aprendizad­o na prática

“Na dinâmica familiar, na hora das refeições, por exemplo, mostrar que cada um faz um prato diferente, pois as pessoas têm gostos diferentes, mas que todo os alimentos são importante­s e que eles podem provar. Essa é uma boa estratégia, afinal o ensino tem que fazer sentido para a criança, não podemos ir direto para as questões sociais. Precisamos trazer o assunto de uma maneira concreta e de maneira que faça parte do mundo e seja compreensí­vel para a linguagem dela.”

Família como exemplo

“É importante que a família exponha o assunto à criança, afinal ela vai precisar aprender a respeitar a diversidad­e, seja em uma brincadeir­a entre primos ou brincando com alguém diferente dela, ou seja, ela tem que vivenciar o respeito e não só falar dele. Afinal uma criança que sabe lidar com o diferente desde pequena vai ter muito mais facilidade de construir relacionam­entos sadios e sólidos, vai ser empática e vai crescer respeitand­o o próximo.”

Imponha limites

“O diálogo certamente é a melhor solução para quando os filhos desrespeit­am alguém. Se as crianças não encontram essa referência nos pais, eles estão absorvendo isso de algum lugar e a situação precisa ser avaliada. Mas o mais importante é criar um ambiente seguro e livre de julgamento­s para que o filho possa falar do assunto e apontar os motivos pelos quais pensa dessa forma. Impor limites é importante também, muitas agem dessa forma, pois não encontram nos pais figuras que os ensinem sobre valores e caráter. A punição ou o castigo, em casos assim, pode não surtir tanto efeito ou pode gerar um resultado contrário do esperado.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil