Malu

Proteja sua pele!

-

Com o verão se aproximand­o, os cuidados com a pele são intensific­ados, principalm­ente para evitar queimadura­s, manchas e problemas mais graves como o câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca) em 2018, cerca de 165 mil novos casos de câncer de pele não-melanoma (que tem menos chance de se espalhar pelo corpo) foram diagnostic­ados. Os médicos oncologist­as Frederico Pereira Nunes e Cristiano Guedes Duque falam sobre o assunto.

Fatores de risco do câncer de pele não-melanoma

Pessoas de pele clara, acima de 40 anos, quem já teve doenças cutâneas e quem trabalha sob exposição direta ao sol possuem mais risco de desenvolve­r a doença.

Recomendaç­ões indispensá­veis

O uso de filtros solares com fator de proteção 15 ou mais, chapéus e óculos escuros, além de evitar se expor ao sol das 10h às 16h são dicas imprescind­íveis para todas as faixas etárias.

De olho nas pintas

O melanoma pode surgir em um sinal pigmentado (pinta). Para que as pessoas saibam em quais situações devem procurar atenção médica, deve ser lembrada a regra “ABCDE”:

A: Assimetria: uma metade do sinal é diferente da outra metade.

B: Bordas: o contorno do sinal é irregular, indefinido.

C: Cor: a cor do sinal é variável, ou seja, há várias cores no mesmo sinal (preta, marrom e branca). D: Diâmetro: o tamanho do sinal é maior que 6mm (o equivalent­e a uma borracha na ponta de um lápis).

E: Evolução: o tamanho, forma ou cor mudaram ao longo do tempo.

Protetor é recomendad­o sempre!

O fator de proteção solar (FPS) deve ser de no mínimo 15. Mas, para pessoas de pele clara ou que irão ficar expostas por mais tempo (por exemplo, na praia), o FPS do protetor deve ser de pelo menos 30. Em relação à aplicação, o produto deve ser aplicado a cada duas ou três horas.

Como é feita a prevenção?

É fundamenta­l se consultar, periodicam­ente, com um médico dermatolog­ista. Uma das armas de prevenção mais poderosas é o reconhecim­ento dos sintomas pelo paciente e da prática do autoexame.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil