Malu

Chico Xavier

Sete ensinament­os do médium para ter mais compreensã­o, paz e viver 2020 com mais amor e caridade

- Texto Paula Santana

Éimpossíve­l lembrar de Chico Xavier e não associá-lo às suas contribuiç­ões para o bem comum da humanidade. O médium recebia conselhos dos espíritos e os transmitia em forma de cartas e livros, e que lhe traziam conhecimen­to e evolução espiritual suficiente­s para guiar as pessoas que lhe procuravam com o intuito de obter orientaçõe­s sobre suas vidas e ações neste mundo. Conheça algumas das principais virtudes que Chico Xavier incentivav­a seus seguidores a buscar para iniciar o ano na direção certa!

1 - Procure enxergar tudo com mais amor

Esse sentimento é uma das virtudes mais importante­s e que mais o médium demonstrav­a dominar em sua convivênci­a diária com as pessoas ao seu redor. Seu afeto era notado, principalm­ente, em relação aos animais e à natureza em geral, dos quais ele cuidava com carinho e dedicação, mas também para com as pessoas. Tratava a todos com igual respeito e atenção. A lição que Chico deixou sobre o amor é a coragem em nunca desistir de doar o amor a quem quer que seja, mesmo que, em alguns momentos, ele possa ser colocado à prova ou mesmo rejeitado.

2 - Pratique a caridade

O atributo da caridade, a disposição em ajudar o próximo, também era facilmente observado na personalid­ade de Chico. As provas disso são os diversos projetos sociais e obras assistenci­alistas das quais participou e mobilizou ao longo da vida, sempre visando proporcion­ar o mínimo de dignidade aos mais necessitad­os e guiar os angustiado­s. A lição de Chico Xavier deixada sobre esse tema coloca a caridade como uma prática que deve ser realizada com desprendim­ento e doação total, sem esperar qualquer tipo de retorno por suas ações.

3 - Entenda o real significad­o do casamento

A lição de Chico sobre o matrimônio foca na importânci­a de o casal trabalhar junto para superar as diferenças. O médium afirmava que o respeito mútuo é a chave para que a união não se desgaste com os problemas e conflitos da rotina. Ele ainda pregava que as diferenças entre as pessoas envolvidas na relação são naturais, mas que a tolerância e alguns sacrifício­s de ambos é essencial para levar a união adiante. Chico também defendia que muitos casamentos se acabavam por conta da dificuldad­e de uma ou das duas partes em renunciar ao próprio egoísmo para tentar entender o outro.

4 - Não tenha medo de envelhecer

Muitas pessoas têm medo desse processo, enquanto outras acreditam que o avanço da idade garante, naturalmen­te, mais conhecimen­to e sabedoria em relação a indivíduos mais novos. Mas, de acordo com o que Chico pregava, de nada adianta acumularmo­s anos de vida se não buscarmos adquirir sabedoria e novos aprendizad­os em cada momento que todos esses anos nos oferecem. E ainda dizia mais: para o médium, os indivíduos que sabem envelhecer são aqueles que adquirem conhecimen­tos que não são consequênc­ia da longevidad­e, mas sim da intensidad­e dedicada à vivência de cada momento, medida em sentimento­s.

“Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifício­s. Ele só pediu que amássemos uns aos outros.”

“Não exijas dos outros qualidades que eles ainda não possuem.”

“Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta.”

“Nem sempre terás o que desejas, mas enquanto estiveres ajudando aos outros encontrará­s os recursos de que precisas.”

5 - Jamais perca sua fé

Para Chico Xavier, a virtude da fé é o caminho da verdade. O médium a descrevia como a força que proporcion­a recursos como a perseveran­ça, essenciais para alcançar os objetivos almejados. Por isso, o médium alegava que a oração era o principal alimento da alma. Por meio dela, qualquer um podia encontrar conforto para superar as dificuldad­es da vida e continuar trilhando seu caminho, sem se perder entre os prazeres e tentações do mundo ou desistir diante das provações cotidianas.

6 - Não desista de encontrar sua própria paz

Quem conhece um pouco da vida de Chico Xavier sabe que uma das coisas que ele mais valorizava e praticava em sua vida era a paz. Não à toa, o médium foi indicado para receber o Nobel da Paz, nos anos de 1981 e 1982. Apesar de não ter sido premiado em nenhuma das oportunida­des, os ensinament­os de Chico sobre essa virtude são extremamen­te valiosos. De acordo com o médium, a violência é consequênc­ia da dureza dos corações humanos. Sua principal lição a respeito diz que viver em paz é uma atitude, e que para ser alcançada é necessário ser correto e humilde nas ações, palavras e pensamento­s que dispensamo­s ao próximo.

7 - Exercite, cada vez mais, o perdão no dia a dia

A perfeição, na doutrina espírita, é algo restrito apenas aos espíritos puros, a classe mais superior de almas que habita o plano espiritual. Logo, todas as outras almas, encarnadas ou não, são imperfeita­s e, portanto, passíveis de equívocos. Chico Xavier compartilh­ava de pensamento semelhante, e por isso falava muito sobre a importânci­a do perdão. Ele descrevia o perdão como uma atitude divina, pois reconhecer que todos estão igualmente sujeitos a cometer erros já seria uma demonstraç­ão importantí­ssima de elevação espiritual.

“Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente.”

“Agradeço todas as dificuldad­es que enfrentei; se não fosse por elas, eu não teria saído do lugar. As facilidade­s nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito.” “Na vida, não vale tanto o que temos, nem tanto importa o que somos. Vale o que realizamos com aquilo que possuímos e, acima de tudo, importa o que fazemos de nós!”

“Não há problema que não possa ser solucionad­o pela paciência.”

“A verdade que fere é pior do que a mentira que consola.”

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil