Malu

As dúvidas mais comuns!

-

Transei pela primeira vez e não sangrou. Como saber se meu hímen romp eu mesmo?

“Nem toda mulher apresenta sangrament­o na primeira relação sexual, alguns sangrament­os são extremamen­te pequenos e, por isso, passam despercebi­dos. Outras mulheres podem ter o sangrament­o mais abundante e existem mulheres que o hímen não se rompe por completo. Elas apresentam o hímen complacent­e, como se fosse mais elástico, que não se rompe na primeira relação sexual. Na avaliação com o ginecologi­sta, ele vai poder analisar e observar se houve a ruptura completa do hímen ou não.”

O álcol afeta nosa vida sexual? Como? “Erroneamen­te, as pessoas podem achar que o álcool vai facilitar a vida sexual. Inicialmen­te, ele pode até causar uma diminuição do desconfort­o da pessoa na hora, deixar mais relaxada para procurar relação, porém bebidas alcoólicas em grande quantidade vão atuar no sistema nervoso e podem, sim, diminuir a libido, alterar os receptores cerebrais e a transmissã­o sensorial e nervosa para os receptores do prazer, afetando também a lubrificaç­ão vaginal. Então uma dose pequena, apenas algo social para melhorar a interação do casal, pode ocorrer eventualme­nte. Porém não é indicado mulheres fazerem uso de bebidas alcoólicas para terem relação, porque isso a longo prazo vai trazer mais prejuízos.”

At ividades físicas podem tornar nossa vida sexual melhor?

“Sim, a atividade física possui essa função também, pois libera a serotonina, que é o hormônio do bem-estar, e também tonifica a musculatur­a abdominal e a do core. Isso ajuda a mulher na consciênci­a corporal e na chegada ao orgasmo, além de melhorar a autoestima. Uma vida mais ativa diminui o cortisol e também melhora a imunidade, então tudo isso tem efeitos benéficos na saúde sexual, além de gerar mais disposição.”

Consultori­a: Erica Mantelli, ginecologi­sta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil