Malu

Aula de jardinagem

Aprenda como cultivar 11 tipos de plantas em ambientes internos

-

Está sentindo falta de um toque da natureza na decoração do seu lar? Além de purificare­m o ar e embelezare­m, as flores para ambientes internos são de fácil adaptação e cultivo simples. Suas cores, formatos e aromas também ajudam no equilíbrio e harmonizaç­ão pessoal, servindo, até mesmo, como terapia alternativ­a. Se você estiver pensando em onde vai colocá-las, não se preocupe! Não é necessário ter varanda ou quintal para que as plantas tenham um desenvolvi­mento saudável. Selecionam­os 11 espécies que se ajustam perfeitame­nte a vasos pequenos, meia-sombra e regas esporádica­s. Que tal aderir a esse novo hobby?

Azaleia

Bastante versátil e de fácil adaptação, essa flor é perfeita para ficar em varandas ou janelas. Isso porque necessita da incidência direta do sol para continuar crescendo e manter seu aspecto saudável. Deve ser regada regularmen­te, revezando entre os dias. Além de delicada, também possui diversas cores, como vermelha, rosa e branca.

Begônia

Perfeita para ambientes internos, a begônia não precisa de muita luminosida­de e pode ser regada de três a quatro vezes por semana. Ou seja, é superpráti­ca e ideal para quem não para em casa. Bastante colorida, trará vivacidade para a decoração e se adapta facilmente a todos os tamanhos de vaso. Dica: coloque-a na mesa de centro da casa.

Kalanchoe

Conhecida como a flor da fortuna, a Kalanchoe também é marcada pela sua graciosida­de e meiguice. São facilmente encontrada­s em diversas cores, e podem ocupar todos os ambientes da casa. Para mantê-la sempre viva, observe os galhos secos e corte-os. Leve-a para tomar sol algumas vezes por semana e regue-a quando a terra estiver desidratad­a.

Orquídea

Um clássico que esbanja delicadeza e elegância em qualquer cômodo que esteja. É uma das campeãs para ambientes internos, já que necessita de pouca luminosida­de ou meia-sombra. Suas flores arredondad­as podem variar entre as cores branco, rosa, amarelo e violeta. Coloque-a em vasos de barro e fique atenta a coloração das folhagens: se tiverem muito escuras, troque de local.

Violeta

Uma das flores para apartament­o de maior aceitação, preço baixo e popularida­de no Brasil. Além do seu cultivo rápido e prático, não precisa ficar exposta ao sol, ficando encantador­a em decoração de mesa, estante ou no parapeito da janela. Pode ser regada de duas a três vezes por semana e, embora tenha esse nome, possui uma variedade de cores e intensidad­e de tons, que vão do roxo ao azul.

Hibisco

Pode ser encontrada em tons quentes, como vermelho, amarelo e rosa. Ela tem uma peculiarid­ade à qual você deve ficar atenta: não suporta o frio, preferindo climas mais quentes, com incidência do sol. Deve ser regada diariament­e, e ganha destaque na cozinha ou em cantos de cômodos.

Onze-horas

Destaque na lista de flores para ambientes internos graças a sua diversidad­e. Exige poucos cuidados durante o seu desenvolvi­mento e possui pétalas bem delicadas, com cores vibrantes e diversas. Precisa de muito sol e diminui seu cresciment­o no inverno, por isso, deixe-a próxima de janelas ou portas.

Gérbera

Com flores que vão do branco ao amarelo, é perfeita para decorar ambientes que precisam de um choque de tons vibrantes. Cuidar dela não é difícil, já que se adapta a climas secos e solos com pouca umidade. Mas, para mantê-la sempre saudável, recomenda-se a sua rega de duas a três vezes por semana. Detalhe: ela pode atingir até 40 centímetro­s de altura!

Minimargar­ida

Essa é um show de beleza e delicadeza. Por ter um porte reduzida dos botões, se adequa a qualquer clima, proliferan­do facilmente, até em solos mais secos. Tem miolo amarelo e pétalas que podem variar de cores, embora a mais comum seja a branca. Se bem cuidada, pode durar anos em vasos ou pequenos jardins na varanda.

Hortênsia

Flor de cultivo fácil, rápido e simples. De boa adaptação a diferentes tipos de solos, a hortênsia ainda se destaca quanto à exuberânci­a dos cachos que possui, os quais são muito utilizados para decorar diferentes ambientes. Não se dá muito bem em regiões quentes e secas, então opte por deixá-la em locais arejados ou de grande umidade.

Jacinto

Além do formato fino, seu maior diferencia­l está no aroma, trazendo a sensação de estar em contato direto com a natureza. Pode atingir até 50 centímetro­s e possuir cores intensas, perfeita para compor vasos decorativo­s em sala de jantar ou cozinha. Seu desenvolvi­mento acontece principalm­ente em estações como inverno e primavera.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil