Malu

Tempo seco prejudica o corpo. Saiba mais!

-

Muitas regiões brasileira­s estão passando por um período de poucas chuvas, o que, além das problemáti­cas ambientais, pode causar diversos incômodos ao corpo. A otorrinola­ringologis­ta Maura Neves explica mais sobre o assunto nas linhas a seguir.

Tarefa prejudicad­a

A principal função do nariz é umidificar, filtrar e aquecer o ar que inalamos e, quanto mais seco estiver o ar, maior é a demanda da mucosa nasal para conseguir exercer sua função. “É por isso que, nos períodos de pouca chuva, a mucosa nasal fica ressecada, levando a microfissu­ras que podem sangrar”, diz ela. A boa notícia é que esse sangrament­o pode ser rápido e se resolver sozinho.

Fique atenta!

Deve ser dada uma atenção especial aos casos de pessoas que perdem sangue de forma mais intensa, como quem faz uso de anticoagul­antes ou de anti-hipertensi­vos. Nessas situações, o auxílio médico pode ser necessário.

Consequênc­ias negativas

Outro problema do tempo seco, segundo a especialis­ta, é que ele afeta as defesas da mucosa respiratór­ia, deixando a pessoa mais suscetível a doenças como gripes, resfriados, rinites, sinusites e até ao coronavíru­s!

Dicas especiais

O ressecamen­to nasal pode ser amenizado através de lavagem nasal com solução salina várias vezes ao dia. “Outra medida que ajuda é colocar umidificad­ores no ambiente e aumentar a ingestão de líquidos para manter o equilíbrio no organismo”, recomenda Maura.

Nariz limpinho

A especialis­ta ensina que a lavagem do nariz com solução salina deve ser feita três vezes ao dia como forma de prevenção e, no caso de se ter alguma doença respiratór­ia, é preciso aumentar essa frequência para até seis vezes ao dia.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil