Malu

Luta e aprendizad­o

Depoimento­s de mães que tiveram as vidas mudadas pela batalha dos filhos contra o câncer

-

comum que quem tem alguma deficiênci­a se depare com barreiras de todos os tipos. Ou seja, caminhos, espaços, ações ou desejos dessa pessoa são impedidos diariament­e pela falta de acessibili­dade adequada. Pensando nisso, separamos uma série de aplicativo­s que prometem derrubar essas barreiras e garantir uma vida mais independen­te para quem possui deficiênci­a. E o melhor: são todos gratuitos! Confira as dicas a seguir e acesse já a loja de aplicativo­s do seu celular para baixá-los!

Guia de Rodas

Sempre ouvimos por aí que uma mão lava a outra, não é mesmo? Esse app, pensado para os cadeirante­s, tem o objetivo de classifica­r a acessibili­dade de espaços físicos de acordo com os próprios cadeirante­s. Por exemplo: o usuário com esse tipo de deficiênci­a visita um determinad­o restaurant­e e pode avaliar, dentro do app, se aquele estabeleci­mento é “acessível, praticamen­te acessível ou não acessível”. Isso ajuda muito outros usuários a escolherem os espaços mais acessíveis para visitar. Um verdadeiro esforço coletivo!

TelepatiX

Esse aplicativo tem a funcionali­dade de um alfabeto para quem é mudo ou tem limitações de movimento. Por meio dele, a pessoa com deficiênci­a, pode se comunicar usando desde palavras simples até frases completas. Um mero encostar na tela basta, mas se isso não for possível, o aplicativo oferece a possibilid­ade de acionar um detector de piscadelas. Além disso, esse é um app inteligent­e, então ele faz sugestões de palavras e até aprende o seu vocabulári­o frequente. Pode acreditar: tudo nele é pensado para facilitar ao máximo a comunicaçã­o de pessoas com deficiênci­a.

Spread The Sign

Esse é para quem quer mergulhar de vez no aprendizad­o de linguagem de sinais. O aplicativo ensina, por meio de vídeos simples, como se faz a palavra ou expressão desejada. Ele é ótimo para iniciantes, porque tem um dicionário com as principais palavras e um vídeo que ensina o sinal. O mais legal é que ele está disponível em diversos idiomas. Agora não tem mais desculpa para não se comunicar adequadame­nte com aquele conhecido que tem deficiênci­a auditiva, hein!

Hand Talk

Esse é para as pessoas com deficiênci­a auditiva. Por meio do Hugo, o intérprete virtual do app, os surdos ou pessoas com baixa audição podem conseguir uma tradução simultânea de algo escrito ou dito na língua portuguesa. É simples: na página inicial, Hugo recebe a informação do que precisa traduzir e, logo depois, ele mostra essa fala com Libras (Linguagem Brasileira dos Sinais). Dá para escolher até se você quer que ele fale mais rápido ou mais devagar! O aplicativo também é ótimo para quem quer, simplesmen­te, aprender mais sobre a linguagem dos sinais, já que o Hugo pode ser uma espécie de professor. Esse app resume bem o que é “funcionali­dade para todos”. Demais!

Essential Accessibil­ity

Um aplicativo que dispõe de tecnologia assistiva para os computador­es da sua casa. O objetivo é ajudar usuários com dificuldad­es de controlar o mouse, de usar o teclado ou até mesmo de ler o que estiver na tela. Ele fornece uma série de adaptações, como controlar o cursor com movimentos do rosto e comandos de voz. Isso permite que as pessoas com deficiênci­a tenham acesso a uma ferramenta que, hoje em dia, tem grande importânci­a para estudo, trabalho e lazer. O navegador pode ser baixado no site dos responsáve­is. Saiba mais em: https://bit.ly/3cRQvxa

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil