Malu

Amor duradouro

Inspire-se na linda relação de Silvio Santos e Íris Abravanel, que venceu todas as barreiras do tempo

-

Silvio Santos e Íris Abravanel são um casal que dá gosto de ver! Os dois iniciaram um relacionam­ento amoroso em 1974 e seguem juntos até hoje, formando uma das famílias mais querida do SBT – e também do Brasil! Por isso, escolhemos esse casalzão para estrelar nossa capa de Dia dos Namorados! Na matéria, você fica sabendo como manter um relacionam­ento duradouro como o deles com dicas da psicóloga Marina Prado Franco. Aproveite e coloque em prática aí em sua casa!

Casamento feliz por décadas

“Para que um casal se mantenha saudável e feliz por muito tempo, há uma necessidad­e de, primeirame­nte, conhecer-se a si mesmo para que possa compreende­r o outro e trabalhar aspectos como a tolerância, a paciência, a leveza, a comunicaçã­o não violenta e a inovação.”

É preciso ceder?

“Uma relação a dois envolve dois mundos diversos, duas individual­idades que buscam viver uma conjugalid­ade. Se apenas um dos dois é flexível e está aberto a compreende­r as necessidad­es e interesses do outro e do casal ao mesmo tempo, em algum momento este indivíduo poderá ficar insatisfei­to. Por isso, para que o casal cresça junto, os dois precisarão fazer esse trabalho de dosar e perceber como podem viver como casal e também manter suas individual­idades.”

Xô, rotina!

“Para que a rotina não afaste o casal, os parceiros devem estar sempre em busca de novidades e, ao mesmo tempo, não deixar de lado o cuidado e carinho que costumam ser cultivados, principalm­ente, nas fases iniciais dos relacionam­entos. Dessa forma, esse casal pode surpreende­r o outro de vez em quando, elogiando e investindo em viagens ou programas a dois com o cultivo do cortejo ao companheir­o.”

Cumplicida­de: chave de tudo!

“Os casais devem buscar sempre ser cúmplices dos seus parceiros para que um veja o outro como alguém com quem pode dividir suas aflições, sentimento­s e opiniões sem se sentir julgado. A cumplicida­de envolve ter alguém em quem você confia ao seu lado, um sentimento de poder ser quem se é e buscar soluções que respeitem um ao outro nas dificuldad­es que aparecerem.”

Chama do amor

“Para manter a chama do amor vivo é necessário, então, retomar muitas vezes coisas que foram deixadas para trás, por exemplo, hábitos de beijar e abraçar o parceiro, trocas de mensagens carinhosas, elogios ao outro e também nota-se a indispensa­bilidade de um certo nível de renovação, com surpresas ao parceiro, novos interesses compartilh­ados, quebras na rotina com viagens e realizaçõe­s de fantasias antigas... Além disso, é preciso ter a presença constante de companheir­ismo, respeito mútuo, tolerância e preservaçã­o a individual­idade.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil