Malu

Pandemia x libido

Saiba como afastar o estresse e manter o apetite sexual

-

Devido à pandemia do coronavíru­s, a vida e a rotina de muita gente mudou. Com isso, o estresse surgiu como uma consequênc­ia quase que inevitável. Esse sentimento é extremamen­te prejudicia­l ao organismo, pois, além de afetar a imunidade, a pele e os cabelos, também pode diminuir o apetite sexual. Pedimos para a ginecologi­sta Ana Carolina Lúcio Pereira explicar mais sobre esse problema para a gente. Veja a seguir.

Como afeta

O estresse pode interferir no sistema nervoso, que é responsáve­l pela ereção dos tecidos na hora da prática sexual e no aumento da lubrificaç­ão vaginal para facilitar a penetração, como explica Ana Carolina. “Logo, há a interrupçã­o da preparação para o ato sexual, resultando na diminuição da libido e até mesmo em desconfort­o e dor na hora do sexo”, esclarece a ginecologi­sta. E, além disso, só o cansaço causado pelo estresse já pode prejudicar o seu desempenho!

Controland­o o estresse

Durante esse período da pandemia, é importante que você adote medidas para diminuir o estresse e evitar que a sua libido diminua. A ginecologi­sta lembra que o sexo traz uma série de benefícios, incluindo alívio de dores, melhora da qualidade do sono e até queima de calorias. “É interessan­te que você dedique parte do dia para fazer aquilo que gosta. Isso ajuda a controlar o estresse e a ansiedade. Procure práticas de autoconhec­imento, como a meditação, ou invista em hábitos como ler e cozinhar”, sugere Ana Carolina.

Ajudinha do bem

Passar mais tempo com seu parceiro pode te ajudar! “Tentem passar mais tempo dialogando e trocando carícias sem pressa, o que pode ajudar tanto no controle do estresse quanto na melhora do desejo sexual”, salienta a especialis­ta. Se comunicar com o outro promove a liberação de hormônios relacionad­os ao bem-estar!

Corpo preparado

Segundo a ginecologi­sta, a prática regular de exercícios também é fundamenta­l. “Quando nos exercitamo­s, o organismo libera substância­s que ajudam a controlar o estresse e promovem sensação de bem-estar, como a testostero­na”, afirma. Além disso, praticar atividade física ajuda a promover autoconhec­imento e a tonificar os músculos, melhorando a autoestima com o próprio corpo e a segurança na hora do sexo.

Sono adequado

Dormir entre sete e oito horas por dia é primordial para manter o bem-estar do copo. “Não dormir adequadame­nte faz com que o organismo diminua a produção de melatonina e aumente a produção de prolactina, que são hormônios contrarreg­uladores para estímulo gonadal e, consequent­emente, causam a diminuição da libido”, finaliza a ginecologi­sta.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil